O Estranho vale de Artur Barrio e Edgard Navarro

Autores/as

  • Frederico Franco UNESPAR

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2023.17.2.8076

Palabras clave:

cinema experimetal, artes visuais, corpo, vale da estranheza, repulsa

Resumen

O presente trabalho propõe uma discussão a respeito do fluxo de conceitos estético-políticos entre o filme O Rei do Cagaço, de Edgard Navarro, com três obras do artista visual luso-brasileiro Artur Barrio, especificamente Trouxas de sangue, Livro carne e 21 Petites Sculptures en Cheveux. O artigo parte, primariamente, de uma reflexão a partir de pressupostos de uma nova vanguarda brasileira a ser construída por meio de uma ruptura com os moldes clássicos do fazer artístico ao longo dos anos 1960 e 1970. Lendo textos de autores como Décio Pignatari, Frederico Morais e Hélio Oiticica, nota-se, por exemplo, uma há uma excessiva, porém fortuita, ideia em ter o corpo como protagonista dessa proposta vanguardista. Em seguida, será realizada uma leitura do conceito do vale da estranheza, oriundo de um estudo do roboticista japonês Masahiro Mori adaptado, aqui, para o ramo da estética. Analisando, dessa forma, os preceitos aqui citados, busca-se compreender como ambos Barrio e Navarro trabalham o corpo humano através do repulsivo e do escatológico e, ao mesmo tempo, como fazem dessas suas expressões artísticas atos, sobretudo, políticos.



Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Frederico Franco, UNESPAR

Mestrando/a do Programa de Pós-Graduação – Mestrado Acadêmico em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV) – da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Curitiba II/Faculdade de Artes do Paraná (FAP), vinculado/a à linha de pesquisa (1) Teorias e Discursos no Cinema e nas Artes do Vídeo. Membro do grupo de pesquisa Navis (Unespar/FAP/CNPq). Graduado em Realização Audiovisual pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). É, também, crítico de cinema do portal Plano Crítico desde 2020. A atual pesquisa versa sobre as relações estético-políticas entre cinema experimental brasileiro e artes visuais ao longo dos anos 1960 e 1970. 

Link para currículo lattes: https://lattes.cnpq.br/7370024889400848

Publicado

2023-12-20

Cómo citar

Franco, F. (2023). O Estranho vale de Artur Barrio e Edgard Navarro. O Mosaico, 17(2), 276–296. https://doi.org/10.33871/21750769.2023.17.2.8076