Sensoriografia: uma disciplina artística e performática em gestação e suas raízes no UM - Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da UNESPAR/FAP e Limites em Movimento: Corpo em Questão
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2022.15.1.6985Palabras clave:
Sensoriografia, Dança, Percepção, Escrita Criativa, Processos de CriaçãoResumen
Este memorial poético e reflexivo nasce do desejo de: compartilhar elementos presentes na construção de uma disciplina artística e performática que chamo de Sensóriografia e suas recentes definições móveis; resgatar as origens da Sensóriografia, aprofundar seus conceitos e compreender influências do UM – Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da UNESPAR/FAP e Limites em Movimento: Corpo em Questão na elaboração dessa disciplina; e criar conexões com os trabalhos que venho desenvolvendo enquanto artista da dança, da escrita e do videoarte, considerando a experiência clínica fundada na psicanálise. As obras olhar devagar (looking slowly) e tocar devagar (touching slowly) serão apresentadas aqui como uma forma de enlaçar ideias e experiências corporais, linguísticas, artísticas e performáticas relacionadas com a criação da Sensóriografia. Trata-se de um texto escrito em primeira pessoa, com foco no aprofundamento da Sensóriografia, e que busca amplificar uma experiência singular, em processo de gestação, para um contexto mais amplo. Trata-se do desdobramento do artigo Sensorygraphy: Performance Poetry as Artistic Intervention, publicado em fevereiro de 2020 na Polyphony Journal of the Irish Association of Creative Arts Therapists; do artigo Sensorygraphy: words in movement as a sensitive manifestation of the heart and lungs, publicado em junho de 2022 na revista do XIX International Interdisciplinary Scientific and Practical Conference, SPACE OF ART THERAPY: the place of the individual in times of social transformations*; e é uma expansão da conferência Sensorygraphy | Sensóriografia, Primeiras Reflexões em Dança, Escrita e Percepçãoapresentada em novembro de 2021 na XV Mostra UM’s e Outros 35 Anos da UNESPAR.
*Organizado por All-Ukrainian NGO, Art Therapeutic Association e Institute of Social and Political Psychology of the National Academy of Pedagogical Sciences of Ukraine.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 O Mosaico
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na Revista O Mosaico/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o trabalho,e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na revista. Osleitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que hajasempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista O Mosaico/FAP não sendo permitidaqualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista O Mosaico/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar osseguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que aequipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus meta dados aosserviços de indexação e referência.