A Cor Digital
Mondrian e a Computer Art.
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2022.15.1.6936Palabras clave:
Imagem digital, Arte Digital, Cor, Computer Art, PinturaResumen
Este artigo pretende estabelecer relações com artistas de diferentes períodos do século XX a partir do conceito de cor digital através de um viés estilístico em detrimento do meio ou plataforma, tal como proposto pela autora Carolyn Kane sob a luz de Gilles Deleuze, dessa forma pretende-se então ilustrar a partir das composições de Piet Mondrian, Hiroshi Kawano e Waldemar Cordeiro as possibilidades de artes concebidas e/ou realizadas a partir de conceitos digitais parcial ou totalmente independentes de aparatos tecnológicos, podendo estas estabelecerem, consequentemente, relações híbridas entre arte, ciência e tecnologia. Para reforçar o entendimento do conceito de colorismo digital proposto pela autora foi necessária uma breve distinção entre aparatos digitais e analógicos assim como uma introdução aos sistemas de cores aditivas e sistema de cores subtrativas. Como referencial teórico complementar e para melhor ilustrar os modelos de Kane são empregados principalmente Arlindo Machado (2013) e textos dos próprios artistas apresentados neste artigo.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 O Mosaico
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na Revista O Mosaico/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o trabalho,e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na revista. Osleitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que hajasempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista O Mosaico/FAP não sendo permitidaqualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista O Mosaico/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar osseguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que aequipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus meta dados aosserviços de indexação e referência.