Aula de teatro na educação formal: a aparição do contexto social por meio dos jogos dramáticos e teatrais
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2022.15.1.6814Palabras clave:
Teatro político, teatro na educação, ensino de teatro, estágio supervisionadoResumen
O presente trabalho possui como temática a análise do comportamento dos estudantes
durante o período de Estágio Supervisionado na disciplina de Arte no Ensino Médio de
uma instituição pública. Entre os objetivos, constam: analisar as experiências de estágio
na escola e compreender como os discentes trouxeram seus contextos sociais por meio
do teatro, do jogo teatral e da cena. Como metodologia, buscou-se analisar os relatórios
semanais das aulas de teatro e relacioná-los com o conteúdo teórico de teatro político,
social e teatro na educação, a partir de autores como Paulo Freire, Zilda Bego, Anatol
Rosenfeld etc. Concluiu-se que, embora não haja, no contexto educacional atual, lacunas
no cronograma de conteúdos programáticos e carga horária para construir processos
criativos cujas temáticas sejam fruto da realidade mais urgente e das demandas dos/as
próprios/as estudantes, é possível dialogar e compreender, a partir de ações pontuais,
as opiniões deles/as e os contextos sociais em que estão inseridos/as.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 O Mosaico
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na Revista O Mosaico/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o trabalho,e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na revista. Osleitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que hajasempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista O Mosaico/FAP não sendo permitidaqualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista O Mosaico/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar osseguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que aequipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus meta dados aosserviços de indexação e referência.