Aula de teatro na educação formal: a aparição do contexto social por meio dos jogos dramáticos e teatrais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2022.15.1.6814

Palabras clave:

Teatro político, teatro na educação, ensino de teatro, estágio supervisionado

Resumen

O presente trabalho possui como temática a análise do comportamento dos estudantes
durante o período de Estágio Supervisionado na disciplina de Arte no Ensino Médio de
uma instituição pública. Entre os objetivos, constam: analisar as experiências de estágio
na escola e compreender como os discentes trouxeram seus contextos sociais por meio
do teatro, do jogo teatral e da cena. Como metodologia, buscou-se analisar os relatórios
semanais das aulas de teatro e relacioná-los com o conteúdo teórico de teatro político,
social e teatro na educação, a partir de autores como Paulo Freire, Zilda Bego, Anatol
Rosenfeld etc. Concluiu-se que, embora não haja, no contexto educacional atual, lacunas
no cronograma de conteúdos programáticos e carga horária para construir processos
criativos cujas temáticas sejam fruto da realidade mais urgente e das demandas dos/as
próprios/as estudantes, é possível dialogar e compreender, a partir de ações pontuais,
as opiniões deles/as e os contextos sociais em que estão inseridos/as.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Emily Sabrina Guedes Pimeta, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Acadêmica do curso de Artes Cênicas – Licenciatura plena em Teatro – pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), possui experiência como atriz e dramaturga na Companhia de Teatro "IFaz de conta", vinculada ao Instituto Federal do Paraná – IFPR – Campus Cascavel, bem como em trabalhos com a arte da cena, espetáculos teatrais, performances e demais trabalhos de atuação e escrita dramatúrgica. Possui vivência com o ensino pedagógico infantil na área municipal e o ensino do teatro para o ensino médio. Desempenha pesquisas no campo da pedagogia do teatro, com foco no teatro e sua relação com a literatura infantojuvenil.

Publicado

2022-12-15

Cómo citar

Vanalli, M., & Sabrina Guedes Pimeta, E. (2022). Aula de teatro na educação formal: a aparição do contexto social por meio dos jogos dramáticos e teatrais. O Mosaico, 15(1), 445–460. https://doi.org/10.33871/21750769.2022.15.1.6814

Número

Sección

SEÇÃO – ARTIGOS OUTROS TEMAS