Aula de teatro na educação formal: a aparição do contexto social por meio dos jogos dramáticos e teatrais
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2022.15.1.6814Keywords:
Political theater, theater in education, theater teaching, supervised internshipAbstract
O presente trabalho possui como temática a análise do comportamento dos estudantes
durante o período de Estágio Supervisionado na disciplina de Arte no Ensino Médio de
uma instituição pública. Entre os objetivos, constam: analisar as experiências de estágio
na escola e compreender como os discentes trouxeram seus contextos sociais por meio
do teatro, do jogo teatral e da cena. Como metodologia, buscou-se analisar os relatórios
semanais das aulas de teatro e relacioná-los com o conteúdo teórico de teatro político,
social e teatro na educação, a partir de autores como Paulo Freire, Zilda Bego, Anatol
Rosenfeld etc. Concluiu-se que, embora não haja, no contexto educacional atual, lacunas
no cronograma de conteúdos programáticos e carga horária para construir processos
criativos cujas temáticas sejam fruto da realidade mais urgente e das demandas dos/as
próprios/as estudantes, é possível dialogar e compreender, a partir de ações pontuais,
as opiniões deles/as e os contextos sociais em que estão inseridos/as.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 O Mosaico
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
The authors retain the copyright, when licensing their production in the journal O Mosaico, which is licensed under a Creative Commons license. When submitting the work, and upon acceptance, the author assigns his/her copyright for publication in the journal. Readers can download, print and use the articles published in the journal, as long as there is always an explicit mention to the author (s) and to the O Mosaico, and no changes to the original work are allowed. When submitting an article to the journal O Mosaico and after accepting it for publication, the authors allow, without remuneration, to pass the following rights to the journal: the first edition rights and the authorization for the editorial team to transfer, according to their judgment, this article and its meta data to indexing and reference services.