Ada Mcgrath: a construção subversiva de uma protagonista em O Piano, de Jane Campion

Autores/as

  • Lívia Salvatti Zanuni Universidade Estadual do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2022.15.1.6801

Palabras clave:

Jane Campion, Ada McGrath, Olhar Feminino, Subversão

Resumen

Considerando a trajetória de Jane Campion, uma das sete mulheres que foram indicadas ao Oscar de Melhor Direção e a primeira a receber a Palma de Ouro do Festival de Cinema de Cannes em tal categoria, esta pesquisa toma como objeto de análise a obra O Piano (1993), roteirizada e dirigida pela referida cineasta. O foco do artigo será o modo insurgente como Campion constrói sua protagonista, Ada Mcgrath, ou seja, de que maneira a criação de uma personagem feminina a partir do olhar de uma roteirista e diretora constitui a subversão de Ada. A análise será realizada a partir de três aspectos principais que sinalizam a resistência, tal qual a insubmissão desta personagem: a relação da Ada com o ambiente, a relação da Ada com as demais personagens e a relação da Ada com ela mesma. Para isso, é utilizado o conceito de female gaze apresentado por Joey Soloway na master class no Festival Internacional de Cinema de Toronto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lívia Salvatti Zanuni, Universidade Estadual do Paraná

Lí­via Zanuni é bacharel em Cinema e Audiovisual pela Universidade Estadual do Paraná - FAP. Possui interesse nas áreas de fotografia e edição. Co-dirigiu e fez direção de fotografia no curta-metragem documental "Além de Tudo, Ela" exibido no 9º Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba. E também no curta "Você Já Tentou Olhar nos Meus Olhos?" , que foi selecionado para a 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes, recebeu uma Menção Honrosa no Festival Internacional de Curtas Pangeia e o Troféu Borboleta de Ouro Nacional, juntamente, com o Prêmio Aquisição Cardume na 32° edição do Festival Internacional de Curtas Metragem de São Paulo - Kinoforum. Atualmente, trabalha como assessora na Secretaria de Relações Públicas da Prefeitura Municipal de Capivari.

Publicado

2022-12-15

Cómo citar

Zanuni, L. S. (2022). Ada Mcgrath: a construção subversiva de uma protagonista em O Piano, de Jane Campion. O Mosaico, 15(1), 256–281. https://doi.org/10.33871/21750769.2022.15.1.6801

Número

Sección

SEÇÃO – ARTIGOS OUTROS TEMAS