O TREINAMENTO: CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DO ATOR.
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2015.7.1.505Resumen
O presente artigo procura discutir e destacar a importância do treinamento pessoal do ator. Com base nas vivências das oficinas com os atores do grupo Lume Teatro e na pesquisa deles, buscamos colocar em prática as experiências e explorá-las a fim de observar, através das aproximações entre a teoria e prática, as possíveis contribuições do treinamento energético para o trabalho do ator, na experiência dentro do Grupo de Estudos do Corpo do Ator - GECA com a cena "Entre Calçadas" .Descargas
Citas
BARBA, Eugenio; SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator: Dicionário de Antropologia Teatral. Trad. Luís Otávio Burnier. São Paulo: Hucitec; Campinas: Unicamp, 1995.
BROOK, Peter. A Porta Aberta. Trad. Antonio Mercado. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
BURNIER, Luiz Otávio. Arte de Ator: da técnica í representação. Campinas: Editora UNICAMP, 2001.
FERNANDES, Silvia. Teatralidades Contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 2010. 1ª edição.
FERRACINI, Renato. Treinamento Energético e Treinamento Técnico do Ator. Revista do Lume. UNICAMP – LUME – COCEN. Campinas: UNICAMP, nª3, pág. 94, mar. 2000.
FREIRE, Murillo. Treinamento Pré-Expressivo, Biomecânica e Ações Físicas – Labor e Arte do Atuante¹. Revista do Lume. UNICAMP – LUME – COCEN. Campinas: UNICAMP, nº 07, p.95, mar. 2008.
FREITAS, Jussara Gomes da Silva de. Sobre a teoria dos gêneros dramáticos, segundo Diderot, e sua aproximação da Poética de Aristóteles. Revista Eletrônica de Pesquisa na Graduação em Filosofia. São Paulo: Unesp, nº2,p. 01, vol. 4, 2011.
GROTOWSKI, J. Em busca de um Teatro Pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971.
LEHMANN, H.-T. Teatro pós-dramático. São Paulo: Ed. Cosac Naify, 2007.
RICHARDS, Thomas. Trabalhar com Grotowski sobre Ações Físicas. São Paulo: Perspectiva, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 O Mosaico
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na Revista O Mosaico/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o trabalho,e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na revista. Osleitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que hajasempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista O Mosaico/FAP não sendo permitidaqualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista O Mosaico/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar osseguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que aequipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus meta dados aosserviços de indexação e referência.