O TREINAMENTO: CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DO ATOR.
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2015.7.1.505Abstract
O presente artigo procura discutir e destacar a importância do treinamento pessoal do ator. Com base nas vivências das oficinas com os atores do grupo Lume Teatro e na pesquisa deles, buscamos colocar em prática as experiências e explorá-las a fim de observar, através das aproximações entre a teoria e prática, as possíveis contribuições do treinamento energético para o trabalho do ator, na experiência dentro do Grupo de Estudos do Corpo do Ator - GECA com a cena "Entre Calçadas" .Downloads
References
BARBA, Eugenio; SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator: Dicionário de Antropologia Teatral. Trad. Luís Otávio Burnier. São Paulo: Hucitec; Campinas: Unicamp, 1995.
BROOK, Peter. A Porta Aberta. Trad. Antonio Mercado. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
BURNIER, Luiz Otávio. Arte de Ator: da técnica í representação. Campinas: Editora UNICAMP, 2001.
FERNANDES, Silvia. Teatralidades Contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 2010. 1ª edição.
FERRACINI, Renato. Treinamento Energético e Treinamento Técnico do Ator. Revista do Lume. UNICAMP – LUME – COCEN. Campinas: UNICAMP, nª3, pág. 94, mar. 2000.
FREIRE, Murillo. Treinamento Pré-Expressivo, Biomecânica e Ações Físicas – Labor e Arte do Atuante¹. Revista do Lume. UNICAMP – LUME – COCEN. Campinas: UNICAMP, nº 07, p.95, mar. 2008.
FREITAS, Jussara Gomes da Silva de. Sobre a teoria dos gêneros dramáticos, segundo Diderot, e sua aproximação da Poética de Aristóteles. Revista Eletrônica de Pesquisa na Graduação em Filosofia. São Paulo: Unesp, nº2,p. 01, vol. 4, 2011.
GROTOWSKI, J. Em busca de um Teatro Pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971.
LEHMANN, H.-T. Teatro pós-dramático. São Paulo: Ed. Cosac Naify, 2007.
RICHARDS, Thomas. Trabalhar com Grotowski sobre Ações Físicas. São Paulo: Perspectiva, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 O Mosaico
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
The authors retain the copyright, when licensing their production in the journal O Mosaico, which is licensed under a Creative Commons license. When submitting the work, and upon acceptance, the author assigns his/her copyright for publication in the journal. Readers can download, print and use the articles published in the journal, as long as there is always an explicit mention to the author (s) and to the O Mosaico, and no changes to the original work are allowed. When submitting an article to the journal O Mosaico and after accepting it for publication, the authors allow, without remuneration, to pass the following rights to the journal: the first edition rights and the authorization for the editorial team to transfer, according to their judgment, this article and its meta data to indexing and reference services.