Ciclos Repère: História, funcionamento e possíveis intersecções com os processos coletivos e colaborativos no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3674Resumen
O presente artigo é resultado da pesquisa realizada entre agosto de 2017 e julho de 2018 no Programa de Iniciação Científica da UNESPAR. O trabalho objetivou estudar e reconstruir as origens e o funcionamento dos Ciclos Repère, sistema de criação teatral colaborativa pensado e aplicado dentro do extinto grupo quebequense Théâtre Repère. Para isso, foi utilizada revisão bibliográfica de livros, entrevistas, teses. São apresentadas as etapas constituintes desse sistema e como elas funcionam. O trabalho também tangenciou possíveis relações desse modelo de processo com aquilo que no Brasil ficou conhecido como processos coletivos e processos colaborativos, usando como referência a obra de Stela Fischer (2003). Nota-se algumas relações metodológicas entre os Ciclos Repère e os processos coletivos/colaborativos, apontando principalmente possíveis relações com os procedimentos do Ói Nóis Aqui Traveiz. Por fim, fez-se uso dos Ciclos Repère na realização de um espetáculo de teatro para experimentar essa ferramenta na prática e refletir sobre sua potência atual, num contexto deslocado daquele em que foi criado. A peça resultante foi intitulada Preia-mar e o artigo descreve brevemente sua construção.
A pesquisa recebeu subvenção da Fundação Araucária durante todo o período de sua realização.
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