Ciclos Repère: História, funcionamento e possí­veis intersecções com os processos coletivos e colaborativos no Brasil

Autores/as

  • Vinicius Medeiros dos Santos
  • Luciana Paula Castilho Barone UNESPAR

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3674

Resumen

O presente artigo é resultado da pesquisa realizada entre agosto de 2017 e julho de 2018 no Programa de Iniciação Cientí­fica da UNESPAR. O trabalho objetivou estudar e reconstruir as origens e o funcionamento dos Ciclos Repère, sistema de criação teatral colaborativa pensado e aplicado dentro do extinto grupo quebequense Théâtre Repère. Para isso, foi utilizada revisão bibliográfica de livros, entrevistas, teses. São apresentadas as etapas constituintes desse sistema e como elas funcionam. O trabalho também tangenciou possí­veis relações desse modelo de processo com aquilo que no Brasil ficou conhecido como processos coletivos e processos colaborativos, usando como referência a obra de Stela Fischer (2003). Nota-se algumas relações metodológicas entre os Ciclos Repère e os processos coletivos/colaborativos, apontando principalmente possí­veis relações com os procedimentos do Ói Nóis Aqui Traveiz. Por fim, fez-se uso dos Ciclos Repère na realização de um espetáculo de teatro para experimentar essa ferramenta na prática e refletir sobre sua potência atual, num contexto deslocado daquele em que foi criado. A peça resultante foi intitulada Preia-mar e o artigo descreve brevemente sua construção.
A pesquisa recebeu subvenção da Fundação Araucária durante todo o perí­odo de sua realização.

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Biografía del autor/a

Vinicius Medeiros dos Santos

Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro. Técnico em Arte Dramática pela Escola Técnicas de Artes de São Paulo (ETEC de Artes/SP) e Bacharel em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná - Universidade Estadual do Paraná (FAP/UNESPAR). Dedica-se ao pensamento sobre coletividade e teatro í  volta da investigação do Modo Operativo AND (MO_AND) e sua aplicação aos processos de criação. Pesquisa também procedimentos do teatro coletivo e colaborativo e dramaturgia. É membro-fundador do TEATRO SECALHAR, grupo curitibano que investiga o Modo Operativo AND como ética para o trabalho em coletivo e como procedimento de criação cênica. Integra o AND Lab Curitiba, núcleo regional de pesquisa do Modo Operativo AND vinculado ao AND Lab Lisboa.

Luciana Paula Castilho Barone, UNESPAR

Pesquisadora, docente, atriz e diretora teatral, é Bacharel em Artes Cênicas (1996, UNICAMP), Educadora do Movimento Somático pelo programa de Body-Mind Centering (formação no Brasil, Argentina e Canadá, 2019), Especialista em Psicologia Junguiana pelo IJEP-FACIS (2017) - com pesquisa que entrelaça os processos de criação cênica aos alquí­micos e psí­quicos -, Mestre (2002) e Doutora (2007) em Multimeios, pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), tendo pesquisado tecnologia em encenação e a poética de Robert Lepage. Dirigiu Isadora: a dança do destino (de sua autoria, 2018), Elogio do Crime, (Teatro de Alvenaria, 2007), Ensaio sobre a Liberdade (Teatro de Alvenaria, 2004), Ofélia em Off (de sua autoria, 2008, 2005, 2003) e Cadafalso (NT2aM,1999), tendo co-dirigido Revólver (NT2aM, 1996-1997). Em 2017 atuou no solo de dança Desvio, criação própria, a partir de traços autobiográficos e, em 2014, atuou em seu solo teatral autobiográfico, Iminência, resultante da pesquisa Inconsciente, subjetividade e processo de criação cênica. Em 2019 foi pesquisadora visitante do Departamento de Teatro e Performance da Goldsmiths University of London, pesquisando o Body-Mind Centering como suporte í  técnica de atuação de Michael Chekhov. Em 2010, fez estágio de observação com Robert Lepage / Ex Machina (montagem de O Ouro do Reno, de Richard Wagner, no Metropolitan Ópera House, NY). Assinou a iluminação de diversos espetáculos, tendo atuado também como preparadora de elenco para os curta-metragens Voltei para buscar os bolinhos (2005) e Histórias de concreto (2005). Desde 2008 é professora adjunta do Bacharelado em Artes Cênicas da Faculdade de Artes do Paraná (UNESPAR), tendo ministrado aulas de Interpretação, Direção, Multimí­dia e Cena, entre outras. Foi editora da Revista Cientí­fica de Artes/ FAP (2010-2012) e presidente da Comissão Institucional de Pesquisa (2009-2010).É lider do Grupo de Pesquisa Processos Criativos em Artes Cênicas (UNESPAR - CNPq).

Publicado

2020-10-28

Cómo citar

dos Santos, V. M., & Barone, L. P. C. (2020). Ciclos Repère: História, funcionamento e possí­veis intersecções com os processos coletivos e colaborativos no Brasil. O Mosaico, 12(2). https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3674