DESIDENTIFICAÇÃO DE GÊNERO: PERFORMATIZANDO A LISTA DE PRESENÇA.
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3663Resumen
Esta pesquisa se propõe a debater a desidentificação (MUÑOZ, 1999) de gênero que se faz presente no contexto escolar e que pode ser revelada através de algumas estratégias diferenciadas no ensino de teatro. Sugere a reflexão acerca das possibilidades de discussões sociais, sobretudo políticas no momento da identificação por meio da lista de presença da sala de aula. Em grupos de teatro, elencos cinematográficos, na performatividade das drag queens, no meio artístico em geral, é comum utilizar a identificação do profissional o seu nome artístico. Essa prática, muitas vezes batizada pela própria artista, possibilita a liberdade de escolher como prefere ser chamado/reconhecido. Pensando na pluralidade da sala de aula, na diversidade de gênero existente na sociedade e no ensino de teatro como um espaço de reconhecimento dessas identidades e sobretudo no respeito às diferenças, apresento um relato de experiência pedagógica que possibilita reflexões acerca das questões de gênero através de uma lista de presença performatizada.A importância da promoção de reflexões a respeito de tais assuntos não pode ser negada e o teatro, as Artes Cênicas são o meio que promovem esse estudo. Mesmo que haja engates políticos para acanhar tais discussões, a performance como estratégia, vem para que o conhecimento sobrepasse a ignorância.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 O Mosaico
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na Revista O Mosaico/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o trabalho,e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na revista. Osleitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que hajasempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista O Mosaico/FAP não sendo permitidaqualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista O Mosaico/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar osseguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que aequipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus meta dados aosserviços de indexação e referência.