POR UMA ESCOLA SEM LGBTIFOBIA: PROPOSTA TEATRAL DESENVOLVIDA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Autores/as

  • Guaraci da Silva Lopes Martins Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, Campus de Curitiba II
  • Claudemar Pedroso Lopes Colégio Estadual Guilherme Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3167

Resumen

O presente artigo resulta do interesse em analisar as contribuições do teatro na escola para a desestabilização de discursos excludentes associadas à construção de gênero e sexualidades. Para tanto, utilizou-se da pesquisa com abordagem qualitativa que associou a fundamentação teórica à pesquisa de campo. O estudo teórico se pautou nos autores com pesquisas voltadas para a pedagogia teatral e também para o processo construí­do das identidades de gênero. A pesquisa de campo ocorreu com estudantes do Ensino Médio inseridos em escolas da rede pública paranaense. No percurso desta investigação foi possí­vel constatar o desenvolvimento da percepção dos participantes envolvidos no que tange às configurações de gênero e o leque de multiplicidades e de enfrentamentos que envolvem esta temática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Guaraci da Silva Lopes Martins, Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, Campus de Curitiba II

Bacharelado em Artes Cênicas/PUC-PR

Licenciatura em Teatrop/FAP

Especialização em Didártica para o Curso Superior/PUC/PR

Mestrado em Educação/TUIUTI

Doutorado em Artes Cênicas/PUC/PR

Claudemar Pedroso Lopes, Colégio Estadual Guilherme Maranhão

Graduado em Pedagogia/UNESPAR

Licenciatura em Teatro/UNESPAR

Publicado

2020-10-28

Cómo citar

Martins, G. da S. L., & Lopes, C. P. (2020). POR UMA ESCOLA SEM LGBTIFOBIA: PROPOSTA TEATRAL DESENVOLVIDA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. O Mosaico, 12(2). https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3167