CINEMA E TARÔ: A RELAÇÃO ENTRE O FILME CAVALEIRO DE COPAS E A SIMBOLOGIA TAROLÓGICA

Autores/as

  • Luiz Felipe Fuck de Mira

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.1.2765

Resumen

Este artigo, derivado de monografia homônima, estabelece uma relação entre o longa-metragem estadunidense Cavaleiro de Copas (Terrence Malick, 2015) e sete cartas de tarô que delimitam sua divisão narrativa, empreendendo um estudo sobre a jornada do protagonista através de oito capí­tulos fí­lmicos e acerca dos sí­mbolos presentes nos trunfos selecionados. A parte analí­tica do texto baseia-se no artigo In critical condition (de David Bordwell, 2008), que se apoia em Monroe Beardsley e suas quatro atividades constituintes da crí­tica (descrição, análise, interpretação e avaliação). O conhecimento do tarô vem de escritores e teóricos conceituados na área – Hajo Banzhaf, Sallie Nichols e Alejandro Jodorowsky –, além da supervisão da taróloga Monica Prado Berger. A relação cinema-tarô ainda é pouco explorada em textos acadêmicos, geralmente vista com preconceito devido ao teor esotérico das cartas. Sendo duas artes ópticas, as conexões entre o cinema e o tarô possuem grande valor teórico e estético. O artigo também contribui para a expansão deste campo de estudo, além da obtenção de novas descobertas acerca da utilização do tarô em mí­dias atuais.

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Publicado

2020-02-13

Cómo citar

Fuck de Mira, L. F. (2020). CINEMA E TARÔ: A RELAÇÃO ENTRE O FILME CAVALEIRO DE COPAS E A SIMBOLOGIA TAROLÓGICA. O Mosaico, 12(1). https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.1.2765