CINEMA E TARÔ: A RELAÇÃO ENTRE O FILME CAVALEIRO DE COPAS E A SIMBOLOGIA TAROLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.1.2765Abstract
Este artigo, derivado de monografia homônima, estabelece uma relação entre o longa-metragem estadunidense Cavaleiro de Copas (Terrence Malick, 2015) e sete cartas de tarô que delimitam sua divisão narrativa, empreendendo um estudo sobre a jornada do protagonista através de oito capítulos fílmicos e acerca dos símbolos presentes nos trunfos selecionados. A parte analítica do texto baseia-se no artigo In critical condition (de David Bordwell, 2008), que se apoia em Monroe Beardsley e suas quatro atividades constituintes da crítica (descrição, análise, interpretação e avaliação). O conhecimento do tarô vem de escritores e teóricos conceituados na área – Hajo Banzhaf, Sallie Nichols e Alejandro Jodorowsky –, além da supervisão da taróloga Monica Prado Berger. A relação cinema-tarô ainda é pouco explorada em textos acadêmicos, geralmente vista com preconceito devido ao teor esotérico das cartas. Sendo duas artes ópticas, as conexões entre o cinema e o tarô possuem grande valor teórico e estético. O artigo também contribui para a expansão deste campo de estudo, além da obtenção de novas descobertas acerca da utilização do tarô em mídias atuais.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 O Mosaico
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
The authors retain the copyright, when licensing their production in the journal O Mosaico, which is licensed under a Creative Commons license. When submitting the work, and upon acceptance, the author assigns his/her copyright for publication in the journal. Readers can download, print and use the articles published in the journal, as long as there is always an explicit mention to the author (s) and to the O Mosaico, and no changes to the original work are allowed. When submitting an article to the journal O Mosaico and after accepting it for publication, the authors allow, without remuneration, to pass the following rights to the journal: the first edition rights and the authorization for the editorial team to transfer, according to their judgment, this article and its meta data to indexing and reference services.