A cor como elemento de significação na narrativa fí­lmica: Um estudo do longa "A História da Eternidade"

Autores/as

  • Ítalo Gaspar UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2017.9.1.1843

Resumen

As cores se configuram, atualmente, como um importante elemento de coesão na narrativa do cinema, ajudando a compor significado das produções que assistimos. Este artigo, visa abordar a significação fí­lmica a partir das escolhas de estética cromática, através de uma análise guiada pelas escolhas cromáticas do longa "A História da Eternidade" (2014), do diretor Camilo Cavalcante. Uma pesquisa bibliográfica guia de forma embasada o contexto histórico da cor no cinema, adentrando também em questões ramificadas como a construção de Diegese no cinema a partir da cor. A Metodologia e objeto deste estudo é baseado nos indicadores e categorias apresentados por Vanoye (2014) e Joly (2010) no que toca planos, enquadramentos e contextos narrativos. A análise fí­lmica parte da análise de imagens a partir de três diferentes núcleos de narrativas intercaladas e suas atmosferas cromáticas a partir de autores como Aumont (2012; 2014), Metz (2014) Santaella (2012), Farina (2006) e Vanoye (2014).

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Biografía del autor/a

Ítalo Gaspar, UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bacharel em Comunicação Social- Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atua na área de direção de arte. Pesquisa na área de produção de sentido, produção audiovisual e comunicação visual.

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Publicado

2017-06-01

Cómo citar

Gaspar, Ítalo. (2017). A cor como elemento de significação na narrativa fí­lmica: Um estudo do longa "A História da Eternidade" . O Mosaico, 9(1). https://doi.org/10.33871/21750769.2017.9.1.1843