A cor como elemento de significação na narrativa fílmica: Um estudo do longa "A História da Eternidade"
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2017.9.1.1843Abstract
As cores se configuram, atualmente, como um importante elemento de coesão na narrativa do cinema, ajudando a compor significado das produções que assistimos. Este artigo, visa abordar a significação fílmica a partir das escolhas de estética cromática, através de uma análise guiada pelas escolhas cromáticas do longa "A História da Eternidade" (2014), do diretor Camilo Cavalcante. Uma pesquisa bibliográfica guia de forma embasada o contexto histórico da cor no cinema, adentrando também em questões ramificadas como a construção de Diegese no cinema a partir da cor. A Metodologia e objeto deste estudo é baseado nos indicadores e categorias apresentados por Vanoye (2014) e Joly (2010) no que toca planos, enquadramentos e contextos narrativos. A análise fílmica parte da análise de imagens a partir de três diferentes núcleos de narrativas intercaladas e suas atmosferas cromáticas a partir de autores como Aumont (2012; 2014), Metz (2014) Santaella (2012), Farina (2006) e Vanoye (2014).
Downloads
References
AUMONT, Jacques. A imagem. 16. ed. Campinas: Papirus, 2014.
AUMONT, Jacques. As teorias dos cineastas. 3.ed. Campinas, Papirus, 2014.
BARNWELL, Jane. Fundamentos de produção cinematográfica. Porto Alegre,
RS: BOOKMAN Editora LTDA, 2008.
CAVALCANTE, Camilo. Entrevista concedida via e-mail no dia 26/05/2017. Natal-RN, 2017.
COSTA, Maria Helena B. V. da. Cores e filmes. Um estudo da cor no cinema. Curitiba: Editora CRV, 2011.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo, Martins fontes, 1997.
FARINA, Modesto; PEREZ, Clotilde; BASTOS, Dorinho. Psicodinâmica das cores em comunicação. 5ª Ed. São Paulo: Blusher, 2006.
HELLER, Eva. A psicologia das cores: Como as cores afetam a emoção e razão. São Paulo: Gustavo Gili, 2013.
MARIZ, Candida Lemos França. CONTRATO DE LEITURA: Um estudo da especificidade do discurso dos meios de comunicação Impressos. UNAR, Araras, SP, v.2, n.1, p.43-54, 2008.
MARTINE, Joly. Introdução í análise da imagem. 14. Ed Campinas, SP:Papirus, 2010.
MARTINS, Beto. Entrevista concedida via telefone no dia 20 de Maio de 2017. Natal-RN, 2017.
METZ, Christian. A significação no cinema. 2.ed. São Paulo: Perspectiva, 2014, p.295.
MISEK, Richard. Chromatic cinema. An history of screen color. Singapore: WileyBlackwell, 2010.
SANTAELLA, Lúcia. Semiótica Aplicada. São Paulo: Thomson, 2002.
VANOYE, Francis. Ensaio sobre a análise fílmica. 7. ed. São Paulo, Brasil: Papirus
Editora, 2009.
XAVIER, Ismael. O cinema brasileiro moderno. 1. ed. São Paulo, SP: Paz e Terra, 2001.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 O Mosaico

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
The authors retain the copyright, when licensing their production in the journal O Mosaico, which is licensed under a Creative Commons license. When submitting the work, and upon acceptance, the author assigns his/her copyright for publication in the journal. Readers can download, print and use the articles published in the journal, as long as there is always an explicit mention to the author (s) and to the O Mosaico, and no changes to the original work are allowed. When submitting an article to the journal O Mosaico and after accepting it for publication, the authors allow, without remuneration, to pass the following rights to the journal: the first edition rights and the authorization for the editorial team to transfer, according to their judgment, this article and its meta data to indexing and reference services.