RUÍDOS DIEGÉTICOS NO CONSTRUCTO CINEMATOGRÁFICO: Rastros de presenças e ausências
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2017.9.1.1834Resumen
Inserido nos estudos das sonoridades e das audiovisualidades, o presente artigo propõe uma abordagem filosófica quanto a inserção de ruídos nos espaços fora de quadro na diegese cinematográfica, discutidos a partir do conceito de presença em Hans Ulrich Gumbrecht. O objetivo do artigo é identificar o modo com que os sons dissociados de fontes sonoras se configuram no cinema e ainda as potencialidades de suas lógicas enunciativas no constructo fílmico. Para tanto, nos apoiaremos na perspectiva de Michel Chion e Nelson Peixoto acerca da associação entre sons e imagens, com o intuito de buscar não apenas o som acusmatizado, que atua fora de campo, mas também na coalescência dos espaços entre-imagens. Considera-se ainda a perspectiva de Walter Benjamin e Didi-Huberman sobre o conceito de aura, para dar a ver a maneira como os sons se manifestam neste espaço não visível. Os argumentos teóricos são, finalmente, confrontados com fragmentos dos filmes Era Uma Vez no Oeste, O Céu de Lisboa e Dodeskaden – O caminho da vida.
Descargas
Citas
AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. Dicionário teórico e crítico de cinema. Tradução Eloisa Araújo Ribeiro. Campinas, SP: Papiros, 2003.
AUMONT, Jacques. O olho interminável [cinema e pintura]. São Paulo, Cosac & Naify, 2004.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1986.
___________________. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG,2006.
BERGSON, Henri. Matéria e Memória. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
CHION, Michel. A audiovisão: som e imagem no cinema, Edições Texto & Grafia Lta, 2008.
DELEUZE, Gilles. A Imagem-Movimento. São Paulo: Brasiliense, 1983.
________________. A Imagem-Tempo. São Paulo: Brasiliense, 1985.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São paulo: Ed. 34, 2004.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção da presença: o que o sentido não consegue transmitir. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC-Rio, 2010.
PEIXOTO, Nelson Brissac. Passagens da imagem: pintura, fotografia, cinema, arquitetura. In PARENTE, André (Org.). Imagem-Máquina: A era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro, Ed.34, 1993.
Filmografia
C'era una volta il West (DVD), Direção de Sergio Leone. Itália/ USA: Paramount Pictures, 1969. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=VbUbr-lbG_c>.
Dodesukaden (DVD). Direção de Akira Kurosawa. Japão: Toho Company, 1970.
Lisbon Story (DVD). Direção de Wim Wenders. Portugal/Alemanha: Madragoa Filmes/ Road Movies Filmproduktion, 1994.
Psycho (DVD). Direção de Alfred Hitchcock. USA: Shamley Productions, 1960.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 O Mosaico
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na Revista O Mosaico/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o trabalho,e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na revista. Osleitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que hajasempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista O Mosaico/FAP não sendo permitidaqualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista O Mosaico/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar osseguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que aequipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus meta dados aosserviços de indexação e referência.