RUÍDOS DIEGÉTICOS NO CONSTRUCTO CINEMATOGRÁFICO: Rastros de presenças e ausências
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2017.9.1.1834Abstract
Inserido nos estudos das sonoridades e das audiovisualidades, o presente artigo propõe uma abordagem filosófica quanto a inserção de ruídos nos espaços fora de quadro na diegese cinematográfica, discutidos a partir do conceito de presença em Hans Ulrich Gumbrecht. O objetivo do artigo é identificar o modo com que os sons dissociados de fontes sonoras se configuram no cinema e ainda as potencialidades de suas lógicas enunciativas no constructo fílmico. Para tanto, nos apoiaremos na perspectiva de Michel Chion e Nelson Peixoto acerca da associação entre sons e imagens, com o intuito de buscar não apenas o som acusmatizado, que atua fora de campo, mas também na coalescência dos espaços entre-imagens. Considera-se ainda a perspectiva de Walter Benjamin e Didi-Huberman sobre o conceito de aura, para dar a ver a maneira como os sons se manifestam neste espaço não visível. Os argumentos teóricos são, finalmente, confrontados com fragmentos dos filmes Era Uma Vez no Oeste, O Céu de Lisboa e Dodeskaden – O caminho da vida.
Downloads
References
AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. Dicionário teórico e crítico de cinema. Tradução Eloisa Araújo Ribeiro. Campinas, SP: Papiros, 2003.
AUMONT, Jacques. O olho interminável [cinema e pintura]. São Paulo, Cosac & Naify, 2004.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1986.
___________________. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG,2006.
BERGSON, Henri. Matéria e Memória. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
CHION, Michel. A audiovisão: som e imagem no cinema, Edições Texto & Grafia Lta, 2008.
DELEUZE, Gilles. A Imagem-Movimento. São Paulo: Brasiliense, 1983.
________________. A Imagem-Tempo. São Paulo: Brasiliense, 1985.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São paulo: Ed. 34, 2004.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção da presença: o que o sentido não consegue transmitir. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC-Rio, 2010.
PEIXOTO, Nelson Brissac. Passagens da imagem: pintura, fotografia, cinema, arquitetura. In PARENTE, André (Org.). Imagem-Máquina: A era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro, Ed.34, 1993.
Filmografia
C'era una volta il West (DVD), Direção de Sergio Leone. Itália/ USA: Paramount Pictures, 1969. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=VbUbr-lbG_c>.
Dodesukaden (DVD). Direção de Akira Kurosawa. Japão: Toho Company, 1970.
Lisbon Story (DVD). Direção de Wim Wenders. Portugal/Alemanha: Madragoa Filmes/ Road Movies Filmproduktion, 1994.
Psycho (DVD). Direção de Alfred Hitchcock. USA: Shamley Productions, 1960.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 O Mosaico
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
The authors retain the copyright, when licensing their production in the journal O Mosaico, which is licensed under a Creative Commons license. When submitting the work, and upon acceptance, the author assigns his/her copyright for publication in the journal. Readers can download, print and use the articles published in the journal, as long as there is always an explicit mention to the author (s) and to the O Mosaico, and no changes to the original work are allowed. When submitting an article to the journal O Mosaico and after accepting it for publication, the authors allow, without remuneration, to pass the following rights to the journal: the first edition rights and the authorization for the editorial team to transfer, according to their judgment, this article and its meta data to indexing and reference services.