Dança depoimento como alternativa pedagógica em uma ação em campo:

qual a diferença em fazer isso ou um biodrama?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2025.21.2.10445

Palabras clave:

Dança depoimento, Biodrama, Pedagógico, Zonas fronteiriças, Corpo-arquivo

Resumen

Este artigo é parte de um estudorealizado no estágio pós-doutoral na Faculdad de Filosofía y Letras da Universidad de Buenos Aires(UBA),que abordavao território fronteiriço entre o biodrama e a dança depoimento. O termobiodrama foi criado pela diretora argentina Vivi Tellas, a partir de seuprojeto Ciclo Biodrama,que explorava os imbricamentosentreo (auto)biográficoeo teatral. Dança depoimentoé um termo criado pelo presente pesquisadorque,em suapesquisade doutorado,observouque há um tipo de coreografia recorrente no meio dadança contemporânea,ondeos dançarinos expõem, de forma falada, depoimentos autobiográficos, utilizando poucos movimentos dançados dentro da cena. As configurações cênicas de uma dança depoimento costumam apresentar características muitas vezes idênticas às encontradasno biodrama. Um ponto que se pode destacar como importante aspecto que os diferenciam é que uma dança depoimento traz a abordagemdocorpo-arquivocomo enfoque primordial. Isso se faz a partir de como asmemóriasafetam o estado do corpoque está em ação performática. Para embasar essa hipótese, este artigo tomacomo referência principal a autora e pesquisadora Helena Katz (2005), que utilizacomo base teórica os estudos das Ciências Cognitivas. Como obra eixo para análise traz-se o espetáculo O jogo da dança israeli(2020),desenvolvido no campo de pesquisa do citadodoutorado.O resultado deste trabalho coreográfico se deu através de uma necessidade de revisão pedagógica do diretor com o seu elenco durante sua ação de campo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernando Davidovitsch, Universidad de Buenos Aires

Professor adjunto no curso de Dança da Universidade Federal do Sergipe - UFS. Pós-doutor pela Faculdad de Filosofía y Letras, na Universidad de Buenos Aires - UBA. Doutor em Artes pela Universidade de Saõ Paulo - USP. Mestre em Dança pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Especialista em Estudos Contemporâneos em Dança, pela UFBA. Formado em Licenciatura e Bacharelado em Dança, pela UFBA. Formado em Letras - Língua Portuguesa, Inglesa e Literatura, pela Universidade Federal de Ouro Preto UFOP. Orcid: https://orcid.org/0009-0001-4869-9995 Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/83528-6010380353  E-mail: fernandodavidovitsch@gmail.com

 

Publicado

2025-12-01

Cómo citar

Davidovitsch, F. (2025). Dança depoimento como alternativa pedagógica em uma ação em campo: : qual a diferença em fazer isso ou um biodrama?. O Mosaico, 21(2), 1–26. https://doi.org/10.33871/21750769.2025.21.2.10445