Representações da ditadura chilena. o olhar do diretor Pablo Larraín (2008-2012)

Autores/as

  • Allan Constancio Unespar

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2023.17.2.7964

Palabras clave:

Pablo Larraín, Ditadura chilena, Representações fílmicas

Resumen

ortem” e “No” conhecidas como “Trilogia sobre a ditadura”, representações do diretor Pablo Larraín sobre a ditatura militar chilena. Este artigo terá um percurso invesEsta pesquisa consiste na análise das obras fílmicas “Tony Manero”, “Post Mtigativo a partir da formação do diretor, da sua vida pessoal e familiar e de suas escolhas artísticas em contraste com o a historia do Chile, abordando os fatores e acontecimentos históricos que levaram o golpe imposto pelos militares e a ascensão da mais cruel ditadura latina americana que comandada por Pinochet resultou na morte e na tortura de milhares de pessoas. Outro ponto importante é a relação cinema-história, a qual ambos são instrumentos narrativos e tem como motor intrínseco a problematização de acontecimentos, sendo assim peças fundamentais para compreensão e analise das representações do diretor e como ele se apropria delas para trazer à luz do presente a ditadura que acometeu o Chile em 1973.

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Biografía del autor/a

Allan Constancio, Unespar

Graduado em História pela Universidade Metodista de Piracicaba (2020). Graduando em Cinema e Audiovisual pela Universidade Estadual do Paraná. Tem experiência na área de pesquisa histórica, com ênfase em historia contemporânea e história do cinema. Atua como roteirista e produtor de curtasmetragens.

Publicado

2023-12-20

Cómo citar

Constancio, A. (2023). Representações da ditadura chilena. o olhar do diretor Pablo Larraín (2008-2012). O Mosaico, 17(2), 230–249. https://doi.org/10.33871/21750769.2023.17.2.7964