"A partilha do sensível" : arte e vida nos encontros de arte moderna e nos domingos de criação
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2022.15.1.4653Keywords:
arte, arte brasileira, arte paranaense, vanguarda, crítica de arteAbstract
Durante a década de 1960-70 alguns eventos e propostas artísticas foram realizados a partir de uma estética de aproximação entre arte e vida. Em meio a um período conturbado e de censura da cultura no país, a arte, em diálogo com as movimentações artísticas internacionais e na resistência ao regime militar, construiu-se em meio a questões artísticas e políticas ou como Jacques Rancière conceituou, uma "partilha do sensível" . Neste contexto, este artigo analisa dois eventos: os Encontros de Arte Moderna idealizados pela crítica de arte Adalice Araújo, em Curitiba e os Domingos de criação, proposta do crítico Frederico Morais que aconteceram no Rio de Janeiro. A aproximação desses eventos tem por objetivo refletir sobre como as discussões da arte de vanguarda brasileira produziram ecos distintos nas diferentes localidades a partir de um programa artístico que propôs a transformação do sensível na arte e na sociedade através da renovação das práticas artísticas e da inserção dos sujeitos invisibilizados no processo de produção e apreciação da arte.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2022-12-15
How to Cite
HAUPTMAN CARDOSO DE OLIVEIRA, L. (2022). "A partilha do sensível" : arte e vida nos encontros de arte moderna e nos domingos de criação. O Mosaico, 15(1), 205–226. https://doi.org/10.33871/21750769.2022.15.1.4653
Issue
Section
SEÇÃO – ARTIGOS OUTROS TEMAS
License
Copyright (c) 2022 O Mosaico
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
The authors retain the copyright, when licensing their production in the journal O Mosaico, which is licensed under a Creative Commons license. When submitting the work, and upon acceptance, the author assigns his/her copyright for publication in the journal. Readers can download, print and use the articles published in the journal, as long as there is always an explicit mention to the author (s) and to the O Mosaico, and no changes to the original work are allowed. When submitting an article to the journal O Mosaico and after accepting it for publication, the authors allow, without remuneration, to pass the following rights to the journal: the first edition rights and the authorization for the editorial team to transfer, according to their judgment, this article and its meta data to indexing and reference services.