PRELÚDIO, FUGA E RITORNELLO: A EDUCAÇÃO MUSICAL NA ESCOLA EM DISCUSSÃO
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3668Abstract
O ensino de música na escola no Brasil é marcado por mudanças e descontinuidades, e alterações legais recentes situam a educação musical escolar em um campo em construção. Neste artigo, busca-se investigar as diferentes concepções e prerrogativas que influenciaram a presença e as práticas em educação musical com ênfase no ensino básico e localizar questões que necessitam ainda de reflexão. Partindo de uma compreensão histórica, relacionamos os principais marcos legais desta trajetória e revisitamos criticamente as diferentes concepções sobre o ensino de música que pontuaram estes momentos. Desta forma, buscamos estabelecer relações com o contexto atual, ressaltando aspectos que ainda permeiam o ensino de música na escola. Por fim, tratamos da Base Nacional Comum Curricular, que é o documento que norteia o ensino de Artes nas escolas do país. Destacamos o que a Base apresenta sobre o ensino de música, destacando aspectos críticos que podem trazem implicações para a educação musical no ensino básico. Espera-se que a revisão histórica e crítica do ensino de música na escola contribua para a compreensão do contexto atual, sinalizando aspectos que possam novamente prejudicar a sua presença no ensino básico.
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