Escuta Corporal: A relação dança-música no Sapateado Americano
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3665Abstract
Este artigo é resultado de um Projeto de Iniciação Científica que nasceu da vontade de entender, explorar e discutir a relação dança-música no Sapateado Americano, propondo reconhecer este enquanto uma arte interdisciplinar e constituída a partir de uma relação interdependente,horizontal e não hierárquica entre dança e música. Para iniciar a discussão, analisei a história do sapateado e o modo como a dança e a música se encontram nesta, além de experiências propostas por artistas e teóricos que propunham modos de relacionar as duas linguagens artísticas, como Merce Cunningham, John Cage, e Émile-Jacques Dalcroze. A Teoria Corpomídia, de Helena Katz e Christine Greiner, contribuiu para novos entendimentos acerca do corpo que dança e também produz som, quebrando com uma noção de corpo-instrumento presente no discurso de alguns sapateadores. Também constitui o corpus desta pesquisa, enquanto referência artística, o projeto Vário, além de investigações e testagens práticas de escuta corporal realizadas pela autora.Downloads
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Published
2020-10-28
How to Cite
Ferreira Napoli, V. (2020). Escuta Corporal: A relação dança-música no Sapateado Americano. O Mosaico, 12(2). https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3665
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EIXO 3
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