ARTE CONTEMPORÂNEA E O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS-BRINQUEDOS: UMA VIVÊNCIA COM OS (IN)UTENSÍLIOS DE HÉLIO LEITES NO ENSINO DE ARTES VISUAIS
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3527Abstract
RESUMO: Quais possibilidades podem ser proporcionadas ao aliar o ensino de Arte Contemporânea à utilização de recursos didáticos-brinquedos? Essas possibilidades podem favorecer o Ensino de Artes Visuais para que crianças brinquem com Arte Contemporânea? Nesta reflexão, temos como objetivo levantar possibilidades que possam potencializar o Ensino de Artes Visuais, e, para tanto, baseamo-nos em uma experiência vivenciada no Estágio Supervisionado, no terceiro ano de um curso de licenciatura em Artes Visuais. Nela, realizamos uma intervenção pedagógica que teve como referência as produções do artista paranaense e contemporâneo Hélio Leites. Os recursos didáticos-brinquedos que envolveram o ensino de Arte Contemporânea foram desenvolvidos e explorados junto a um projeto que oferece educação social para crianças e adolescentes em contra turno escolar, em uma cidade paranaense. Levamos em conta os pressupostos teóricos e metodológicos dos Estudos da Cultura Visual e do ensino de Arte Contemporânea. Como resultado, fizemos apontamentos a respeito dos processos de criação artística que orientaram a elaboração de oito recursos didáticos-brinquedos, e valorizamos a intencionalidade educativa que atravessa a ação docente. Além disso destacamos a potencialidade e necessidade de se pensar a Arte na Contemporaneidade com crianças, tendo em vista as técnicas, temas e peculiaridades dessas produções.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 O Mosaico
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
The authors retain the copyright, when licensing their production in the journal O Mosaico, which is licensed under a Creative Commons license. When submitting the work, and upon acceptance, the author assigns his/her copyright for publication in the journal. Readers can download, print and use the articles published in the journal, as long as there is always an explicit mention to the author (s) and to the O Mosaico, and no changes to the original work are allowed. When submitting an article to the journal O Mosaico and after accepting it for publication, the authors allow, without remuneration, to pass the following rights to the journal: the first edition rights and the authorization for the editorial team to transfer, according to their judgment, this article and its meta data to indexing and reference services.