O FIGURINO COMO LUGAR-TEXTURA-AMBIENTAÇÃO DA CENA
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3462Abstract
A presente pesquisa tem por propósito investigar as funções outras que o figurino pode ocupar na cena para além da caracterização. Os parâmetros traçados por Konstantin Stanislavski sobre a construção da personagem – tanto no exercício que parte das noções psicológicas (internas) quanto no seu caminho oposto, partindo da externalidade, e objetivando a criação da persona – certamente já ofereceram diversas possibilidades de relação com a totalidade da encenação. No entanto, a diversidade dos modos de inserção do figurino nas práticas teatrais durante todo os séculos XX e XXI, mostram que paralelamente à caracterização, outras funcionalidades podem ser acrescentadas interferindo e auxiliando na estruturação dramatúrgica e/ou nas demais dinâmicas da cena. Diante disso, opta-se pela análise de três aplicabilidades: o figurino como o lugar; como o responsável, ou corresponsável, pelas texturas criadas em cena e também como ambientação. Além disso, interessa para o estudo entender como esse elemento é elaborado levando em consideração suas particularidades enquanto materialidade e notar também a partir de qual momento ele entra no processo de criação das montagens e o quanto se torna estruturante dentro da escritura cênica em conjunto com os demais elementos. Os estudos de caso foram delimitados por apresentarem alguma das três finalidades descritas e também por serem produções recentes. Dois destes estudos são produções curitibanas apresentadas na cidade nos anos de 2017 e 2018. "Hoje é dia de Rock" , com direção e figurinos de Gabriel Villela e "Primavera Leste" , direção de Dimis Jean Sores com figurinos de Val Salles. E por fim, "PI – Panorâmica Insana" , de Bia Lessa, com figurinos de Sylvie Leblanc, produção paulista que cumpriu apresentações no Festival de Teatro de Curitiba em 2019.Downloads
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Published
2020-10-28
How to Cite
Précoma, V. A., & Silva, A. de J. da. (2020). O FIGURINO COMO LUGAR-TEXTURA-AMBIENTAÇÃO DA CENA. O Mosaico, 12(2). https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3462
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EIXO 2
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