UM ESTUDO SOBRE EXPERIÊNCIAS VICÁRIAS DE MÚSICOS MEDIADAS PELA INTERNET E SUA RELAÇÃO COM A CONSTRUÇÃO DAS CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA

Authors

  • Marina Abrahão UNESPAR
  • Rosane Cardoso de Araújo

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2014.6.1.320

Abstract

Esta pesquisa teve como foco a motivação para aprendizagem por meio da internet. O objetivo geral foi verificar a construção das crenças de autoeficácia de estudantes de música por meio de suas experiências vicárias, vivenciadas no processo de aprendizagem musical, mediadas pela internet. O referencial teórico teve como base a Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura e a metodologia foi uma Survey, realizada com 24 alunos de cursos de graduação em música. Os resultados indicaram que a maioria visualizava ví­deos de outros músicos na internet com frequência e acreditava que isso contribuí­a para o desenvolvimento da sua aprendizagem; muitos refletiam sobre sua própria prática e comparavam seu desempenho; alguns acreditavam que isso lhes ajuda a reforçar seus estudos e progredir nas habilidades musicais.

PALAVRAS-CHAVE: motivação; experiência vicária; aprendizagem musical

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marina Abrahão, UNESPAR

Graduanda em Educação Musical Pela Universidade Federal do Paraná. Bolsista de Iniciação Cientí­fica pela Fundação Araucária 2013/2014. Professora de técnica vocal e teoria musical.

Rosane Cardoso de Araújo

Bolsista de Produtividade CNPq. Professora do Departamento de Artes da Universidade Federal do Paraná. Doutora pela UFRGS e Pós-doutora pela Universidade de Bolonha (Itália). Presidente da Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais (ABCM). Coordenadora Adjunta da área de Letras Lí­nguí­stica e Artes da Fundação Araucária (2013/2015) e Vice-coordendora do Programa de Pós-graduação em Música da Universidade Federal do Paraná.

Published

2014-12-01

How to Cite

Abrahão, M., & Araújo, R. C. de. (2014). UM ESTUDO SOBRE EXPERIÊNCIAS VICÁRIAS DE MÚSICOS MEDIADAS PELA INTERNET E SUA RELAÇÃO COM A CONSTRUÇÃO DAS CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA. O Mosaico, 6(1). https://doi.org/10.33871/21750769.2014.6.1.320