O estágio em Música na educação infantil e a diversidade de gênero, étnico-racial e a inclusão:

um relato de experiência

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2025.20.01.10559

Keywords:

Estágio supervisionado; Educação Infantil; Educação Musical; Diversidade; Inclusão.

Abstract

In Music Education degree programs, the internship is a mandatory formative stage aimed at developing competencies in music teaching across different contexts, with early childhood education being one of them. The objective of this article is to analyze three situations that occurred during the supervised internship, considering gender, ethnic-racial, and inclusion perspectives. Based on structured reports drawn from the narratives of the protagonists — children and pre-service teachers — the study reveals how the experiences during the internship, in addition to providing learning in teaching music to young children, expanded the pre-service teachers' conceptions about the relationships between child, music, diversity, and inclusion. The situations investigated address issues of gender stereotypes, racial diversity, and the inclusion of a student with Autism Spectrum Disorder (ASD), showing how the internship became a space for reflection and pedagogical adaptation. The account of a child associating skin color with a specific crayon shade, the questioning of racial identity during a musical activity, and the inclusion of a student with ASD in a musical experience are examples of how the internship confronts identity and educational issues. This research contributes to the training of music teachers, emphasizing the importance of incorporating gender, ethnic-racial, and inclusion issues into teaching practices, aiming for accessible, plural, and conscious music education.

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Author Biographies

Camile Tatiane de Oliveira Pinto

Fabio Samuel Preu, Universidade Estadual do Paraná/Embap

Músico e Instrutor musical na orquestra da Congregação Cristã no Brasil (sem fins lucrativos). Graduando em Licenciatura em Música na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) Campus de Curitiba I (Escola de Música e Belas Artes do Paraná). Participante voluntário do Programa de Iniciação Científica na área de formação de professores. Temas de interesse na pesquisa: formação de professores, música em ambiente religioso e desenvolvimento de técnicas na prática musical - flauta transversal.

Arthur Henrique Pedro, Universidade Estadual do Paraná/Embap

Guitarrista e Straight Edge, graduando em Licenciatura em Música na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de Curitiba I (Escola de Música e Belas Artes do Paraná). Atualmente, está adquirindo experiência e desenvolvendo interesse na área de Musicalização Infantil. Temas de interesse em pesquisa incluem comportamento social, envolvimento em movimentos sociais, a relação entre música e as influências que ela exerce na sociedade, além das causas e impactos dos movimentos sociais.

Klaiton, Universidade Estadual do Paraná/Embap

Músico e Instrutor musical na orquestra da instituição religiosa Congregação Cristã no Brasil (sem fins lucrativos). Graduando em Licenciatura em Música na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) Campus de Curitiba I (Escola de Música e Belas Artes do Paraná). Bacharel em direito pela UniCuritiba e Especialista em Direito Digital pela UniAmérica. Temas de interesse na pesquisa: formação de professores, música em ambiente religioso, hinologia e desenvolvimento de técnicas na prática musical da tuba.

Winícius, Universidade Estadual do Paraná/Embap

Guitarrista há mais de 10 anos, esportista e graduando em Licenciatura em Música na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) campus de Curitiba 1 (Escola de Música e Belas Artes do Paraná). Guitarrista  nas bandas Infarto e Repudiyo e integrante  da Big Band da UNESPAR. Atualmente estagiário de música e professor de guitarra e violão. Temas de interesse em pesquisa como a música influencia praticantes de de atividades físicas, música como ferramenta de protesto, música e psicologia.

Published

2025-07-04

How to Cite

de Oliveira Pinto, C. T., Preu, F. S., Pedro, A. H., Klaiton, & Winícius. (2025). O estágio em Música na educação infantil e a diversidade de gênero, étnico-racial e a inclusão: : um relato de experiência. O Mosaico, 20(01), 1–20. https://doi.org/10.33871/21750769.2025.20.01.10559

Issue

Section

Dossiê Estágios Supervisionados em Artes: práticas, adversidades e formação docente