Um triálogo entre professores-artistas:
encontros, processos e desafios no estágio supervisionado em teatro no Colégio de Aplicação/UFSC
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2025.20.01.10494Keywords:
Teatro na Escola, Arte/Teatro, Estágio Supervisionado, Pedagogia das Artes CênicasAbstract
Esta publicação apresenta experiências artísticas e pedagógicas desenvolvidas no estágio supervisionado em Teatro no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (CA-UFSC), durante o primeiro semestre de 2024. O estudo traz a perspectiva do professor supervisor de estágio e o olhar de duas estagiárias do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), que conduziram práticas distintas em duas turmas de 8° Ano do Ensino Fundamental - Anos Finais. As práticas metodológicas desenvolvidas pelas estagiárias enfatizaram o uso de materialidades para a criação teatral e os jogos teatrais de improvisação como abordagens centrais para explorar a expressão corporal, a criatividade e a integração entre os grupos. Com base em registros das estagiárias e observações do professor supervisor, o artigo analisa como cada proposta metodológica impactou o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes e a formação inicial das estagiárias, refletindo sobre as potencialidades e desafios do estágio supervisionado no campo do ensino de Teatro na escola pública.
Palavras-chave: Teatro na Escola; Arte/Teatro; Estágio Supervisionado; Pedagogia das Artes Cênicas.
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