Entre formação docente e a prática artística em Dança:

o festival Panorama nas escolas e o estágio supervisionado no curso de Licenciatura em Dança da UFRJ

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2025.20.01.10483

Keywords:

supervised internship, Dance teachers training;, Dance festivals.

Abstract

This paper deals with the relationship between teacher training in dance at the Rio de Janeiro Federal University and the Panorama Festival. The text describes and analyses the importance of bringing dance teachers-in-training closer to artistic creation in dance in schools, as a central part of their educational process. Issues related to the insertion and execution of the mandatory supervised internship (Estágio Supervisionado Obrigatório, ESO) in dance in primary education schools motivated the overseeing professors to search for other work possibilities. The partnership with Panorama Festival at schools revealed itself as an enriching opportunity, offering teachers-in-training the experience of activities as cultural mediators, with a significant impact in their learning and the construction of their pedagogical practices.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Mário Gastão Cipriano Netto, Festival Panorama

Mestre em Estética e Filosofia da Arte (UERJ) e Licenciada em Dança (UFRJ).  Atuou como docente na educação básica. É assistente de curadoria e coordena o programa educativo do Festival Panorama. Desenvolve projetos que articulam arte, educação, diversidade e cidadania, trabalhando em produções apresentadas em espaços como MAM Rio, MAR, MITsp. É integrante da House of Mamba Negra, coletivo LGBTQIAP+ da cena Ballroom. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5178-3525 Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/1579059619894243 E-mail: netto.mgc@gmail.com

 

Silvia Camara Soter da Silveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Associada da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Dança da UFRJ (PPGDAN) e líder do Grupo de estudo extensão pesquisa dança criação e ensino (GEPEDANCE). Doutora em Educação pela UFRJ. Mestre em Teatro pela UNIRIO. Licenciada em Dança pela Universidade de Paris 8. Em 2011, criou com Lia Rodrigues a Escola Livre de Dança da Maré (Redes da Maré/Lia Rodrigues Companhia de Danças) que dirige com a artista. Atua como dramaturgista da Lia Rodrigues Companhia de Danças desde 2002. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9760-8551 Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/1863257735933617 E-mail: ssotersilvia@gmail.com

 

Massuel Bernardi, IFF

Doutor em Educação/PUC-Rio. Mestre em Artes/UFU. Especialista em Linguagens Artísticas, Cultura e Educação/IFRJ. Licenciado em Dança/UFRJ e graduando em Pedagogia/UERJ. Ator formado pela Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna e pela Escola Sated/RJ. Atualmente, é Artista da Cena e professor efetivo do Instituto Federal Fluminense (IFF), onde coordena o ProCeF (Projeto Corpos em Fotografias). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8580-968X Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6640900512213025 E-mail: massuel@gmail.com

Published

2025-07-04

How to Cite

Cipriano Netto, M. G., Camara Soter da Silveira, S., & Bernardi, M. (2025). Entre formação docente e a prática artística em Dança:: o festival Panorama nas escolas e o estágio supervisionado no curso de Licenciatura em Dança da UFRJ. O Mosaico, 20(01), 1–21. https://doi.org/10.33871/21750769.2025.20.01.10483

Issue

Section

Dossiê Estágios Supervisionados em Artes: práticas, adversidades e formação docente