A plataformização do ensino e o estágio curricular supervisionado em Artes:
alguns apontamentos a partir do diálogo com Michel Foucault
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2025.20.01.10402Keywords:
plataformização do ensino, estágio curricular supervisionado, Michel Foucault, Arte na Escola, disciplina, neoliberalismoAbstract
Este texto reflete sobre a plataformização do ensino e seus impactos tanto nos processos de ensino-aprendizagem das Artes na escola básica quanto no exercício do estágio curricular supervisionado. Dessa forma, opta-se por abordar este tema a partir do diálogo entre o legado de Michel Foucault (2010; 2014; 2008; 2000) – mais especificamente suas noções de disciplina e razão governamental neoliberal – e as práticas desenvolvidas por professores(as) em formação e em contato com a plataformização do ensino no estado do Paraná ao longo do exercício de seus estágios curriculares supervisionados. As problematizações tecidas evidenciam a plataformização do ensino como espécie de aparato digital fático dos instrumentos da disciplina e da arrancada neoliberal na escola, ao mesmo tempo em que, pelas resistências e desvios gerados, possibilitam a invenção de subjetividades e formas outras de existência.
Palavras-chave: Plataformização do ensino; Estágio curricular supervisionado; Arte na escola; Disciplina; Neoliberalismo.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 O Mosaico

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
The authors retain the copyright, when licensing their production in the journal O Mosaico, which is licensed under a Creative Commons license. When submitting the work, and upon acceptance, the author assigns his/her copyright for publication in the journal. Readers can download, print and use the articles published in the journal, as long as there is always an explicit mention to the author (s) and to the O Mosaico, and no changes to the original work are allowed. When submitting an article to the journal O Mosaico and after accepting it for publication, the authors allow, without remuneration, to pass the following rights to the journal: the first edition rights and the authorization for the editorial team to transfer, according to their judgment, this article and its meta data to indexing and reference services.