A respiração no trabalho do ator: um estudo a partir da experiência com atores do grupo de teatro estudantil Rave Theatre
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3641Abstract
O presente artigo busca compreender o papel da respiração na criação cênica, considerando a relação entre respiração e emoções e como isso colabora para a interpretação do ator. Para tanto, foi realizada uma oficina intituladaRespiração e criação cênica: um caminho para as emoçõesnos dias 09, 16 e 23 de maio de 2019, com carga horária total de seis horas, com público alvo atores amadores do grupo de teatro estudantil Rave Theater e faixa etária entre 14 e 18 anos. A oficina teve por objetivo o desenvolvimento de uma cena da obraAntônio e Cleópatra, de William Shakespeare, cujo disparador para a criação foram exercícios respiratórios. As concepções de teóricos do teatro, como Antonin Artaud e Yoshi Oida; da neurociência, como António Damásio e Mariana Zuanazzi Cruz e da fonoaudiologia, como Mara Behlau, Paulo Pontes e Eudósia Acuña Quinteiro, servem de referência para a elaboração e para a análise das experiências da oficina, resultando em reflexões acerca do potencial criativo da respiração como disparadora cênica.Downloads
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Published
2020-10-28
How to Cite
Merlo, L., & Fazzini da Silva, E. (2020). A respiração no trabalho do ator: um estudo a partir da experiência com atores do grupo de teatro estudantil Rave Theatre. O Mosaico, 12(2). https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3641
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Eixo 1
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