Cinema e memória na obra de Agnès Varda:
a bricolagem audiovisual em Jacquot de Nantes
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2024.19.2.8380Palavras-chave:
Agnès Varda, Jacques Demy, Cinema, Memória, CriaçãoResumo
Este artigo analisa a bricolagem de Agnès Varda a partir das costuras entre vida e obra de Jacques Demy, no longa-metragem Jacquot de Nantes (1991). Trata-se de uma discussão sobre a memória enquanto uma atividade de criação na construção de uma narrativa de identidade no cinema. Para este estudo, serão consideradas as trajetórias dos cineastas, buscando conexões entre suas biografias e filmografias para interpretar como os mesmos se lançam sobre o passado na elaboração de uma representação de si. Nesse processo, é evidenciado o estilo cinematográfico da diretora Agnès Varda, considerando suas marcas autorais nas obras e o atravessamento de sua cinescrita com o ensaio como uma forma de fazer cinema. Em Jacquot de Nantes, a união de todas as unidades estilísticas de Agnès Varda cria uma bricolagem audiovisual que reflete sobre a passagem do tempo e sobre o que permanece com o sujeito, como uma colcha de retalhos feita de costuras entre arquivos, encenações, cores, vozes e músicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 O Mosaico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na Revista O Mosaico/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o trabalho,e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na revista. Osleitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que hajasempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista O Mosaico/FAP não sendo permitidaqualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista O Mosaico/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar osseguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que aequipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus meta dados aosserviços de indexação e referência.