Pedagogia Hiphop
uma proposta de ensino baseada na perspectiva da dança breaking
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2023.17.2.7974Palavras-chave:
pedagogia, hiphop, dança, breakingResumo
Ao aproximar teorias da educação, na busca de encontrar possíveis diálogos metodológicos com ensino da dança Breaking, um dos elementos criativos da cultura Hip-Hop, é possível observar uma grande semelhança nos seus propósitos, objetivos, métodos e aplicações com propostas reconhecidas pelo ensino formal como verificado em Freire (1996), Hooks (2013), Robinson (2016), Camara (2020), Pacheco (2008), Resnik (2017), Saviani e Duarte (2012), Gardner (1995), e muitos outros renomados teóricos da área da Educação. Em comparação com as idéias da Universal Zulu Nation (2022), ONG responsável em organizar o Hip-Hop como ferramenta de transformação social, juntamente com a declaração da UNESCO, que indica desde de 2001 o Hip-Hop como patrimônio da cultura internacional para a promoção da paz e prosperidade, a revisão desse artigo percebe a existência de um híbrido educativo pela possibilidade de uma Pedagogia Hip-Hop. No ponto de vista da dança Breaking, o artigo reflete sobre como os modelos de aprendizagem periférica podem sugerir novos ambientes de ensino para as instituições formais, tendo como ponto de partida o corpo em movimento. A reflexão de modelos educacionais periféricos que dialoguem com teorias da educação, podem contribuir na reflexão sobre possíveis aberturas para reconfigurar o ambiente escolar, motivando o uso do espaço para além de um momento de aprendizagem, conhecimento e reconhecimento global de mundo mas também de diversão. Compreendem-se a cultura, os indivíduos que usufruem da linguagem urbana, bem como seu impacto na sociedade, o que significa, também aproximar e descobrir meios para com ele atuar no mundo social para além dos muros da escola.
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