A Cor Digital
Mondrian e a Computer Art.
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2022.15.1.6936Palavras-chave:
Imagem digital, Arte Digital, Cor, Computer Art, PinturaResumo
Este artigo pretende estabelecer relações com artistas de diferentes períodos do século XX a partir do conceito de cor digital através de um viés estilístico em detrimento do meio ou plataforma, tal como proposto pela autora Carolyn Kane sob a luz de Gilles Deleuze, dessa forma pretende-se então ilustrar a partir das composições de Piet Mondrian, Hiroshi Kawano e Waldemar Cordeiro as possibilidades de artes concebidas e/ou realizadas a partir de conceitos digitais parcial ou totalmente independentes de aparatos tecnológicos, podendo estas estabelecerem, consequentemente, relações híbridas entre arte, ciência e tecnologia. Para reforçar o entendimento do conceito de colorismo digital proposto pela autora foi necessária uma breve distinção entre aparatos digitais e analógicos assim como uma introdução aos sistemas de cores aditivas e sistema de cores subtrativas. Como referencial teórico complementar e para melhor ilustrar os modelos de Kane são empregados principalmente Arlindo Machado (2013) e textos dos próprios artistas apresentados neste artigo.
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