Aula de teatro na educação formal: a aparição do contexto social por meio dos jogos dramáticos e teatrais
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2022.15.1.6814Palavras-chave:
Teatro político, teatro na educação, ensino de teatro, estágio supervisionadoResumo
O presente trabalho possui como temática a análise do comportamento dos estudantes
durante o período de Estágio Supervisionado na disciplina de Arte no Ensino Médio de
uma instituição pública. Entre os objetivos, constam: analisar as experiências de estágio
na escola e compreender como os discentes trouxeram seus contextos sociais por meio
do teatro, do jogo teatral e da cena. Como metodologia, buscou-se analisar os relatórios
semanais das aulas de teatro e relacioná-los com o conteúdo teórico de teatro político,
social e teatro na educação, a partir de autores como Paulo Freire, Zilda Bego, Anatol
Rosenfeld etc. Concluiu-se que, embora não haja, no contexto educacional atual, lacunas
no cronograma de conteúdos programáticos e carga horária para construir processos
criativos cujas temáticas sejam fruto da realidade mais urgente e das demandas dos/as
próprios/as estudantes, é possível dialogar e compreender, a partir de ações pontuais,
as opiniões deles/as e os contextos sociais em que estão inseridos/as.
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