Ada Mcgrath: a construção subversiva de uma protagonista em O Piano, de Jane Campion
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2022.15.1.6801Palavras-chave:
Jane Campion, Ada McGrath, Olhar Feminino, SubversãoResumo
Considerando a trajetória de Jane Campion, uma das sete mulheres que foram indicadas ao Oscar de Melhor Direção e a primeira a receber a Palma de Ouro do Festival de Cinema de Cannes em tal categoria, esta pesquisa toma como objeto de análise a obra O Piano (1993), roteirizada e dirigida pela referida cineasta. O foco do artigo será o modo insurgente como Campion constrói sua protagonista, Ada Mcgrath, ou seja, de que maneira a criação de uma personagem feminina a partir do olhar de uma roteirista e diretora constitui a subversão de Ada. A análise será realizada a partir de três aspectos principais que sinalizam a resistência, tal qual a insubmissão desta personagem: a relação da Ada com o ambiente, a relação da Ada com as demais personagens e a relação da Ada com ela mesma. Para isso, é utilizado o conceito de female gaze apresentado por Joey Soloway na master class no Festival Internacional de Cinema de Toronto.
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