Escuta Corporal: A relação dança-música no Sapateado Americano

Autores

  • Victória Ferreira Napoli UNESPAR Campus de Curitiba II - Faculdade de Artes do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3665

Resumo

Este artigo é resultado de um Projeto de Iniciação Cientí­fica que nasceu da vontade de entender, explorar e discutir a relação dança-música no Sapateado Americano, propondo reconhecer este enquanto uma arte interdisciplinar e constituí­da a partir de uma relação interdependente,horizontal e não hierárquica entre dança e música. Para iniciar a discussão, analisei a história do sapateado e o modo como a dança e a música se encontram nesta, além de experiências propostas por artistas e teóricos que propunham modos de relacionar as duas linguagens artí­sticas, como Merce Cunningham, John Cage, e Émile-Jacques Dalcroze. A Teoria Corpomí­dia, de Helena Katz e Christine Greiner, contribuiu para novos entendimentos acerca do corpo que dança e também produz som, quebrando com uma noção de corpo-instrumento presente no discurso de alguns sapateadores. Também constitui o corpus desta pesquisa, enquanto referência artí­stica, o projeto Vário, além de investigações e testagens práticas de escuta corporal realizadas pela autora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victória Ferreira Napoli, UNESPAR Campus de Curitiba II - Faculdade de Artes do Paraná

Estudante de Bacharelado e Licenciatura em Dança na Faculdade de Artes do Paraná, atualmente no 5º perí­odo. Sapateadora, finalizando um Projeto de Iniciação Cientí­fica (2019-2020) sobre Sapateado Americano

Downloads

Publicado

28-10-2020

Como Citar

Ferreira Napoli, V. (2020). Escuta Corporal: A relação dança-música no Sapateado Americano. O Mosaico, 12(2). https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3665