DESIDENTIFICAÇÃO DE GÊNERO: PERFORMATIZANDO A LISTA DE PRESENÇA.
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3663Resumo
Esta pesquisa se propõe a debater a desidentificação (MUÑOZ, 1999) de gênero que se faz presente no contexto escolar e que pode ser revelada através de algumas estratégias diferenciadas no ensino de teatro. Sugere a reflexão acerca das possibilidades de discussões sociais, sobretudo políticas no momento da identificação por meio da lista de presença da sala de aula. Em grupos de teatro, elencos cinematográficos, na performatividade das drag queens, no meio artístico em geral, é comum utilizar a identificação do profissional o seu nome artístico. Essa prática, muitas vezes batizada pela própria artista, possibilita a liberdade de escolher como prefere ser chamado/reconhecido. Pensando na pluralidade da sala de aula, na diversidade de gênero existente na sociedade e no ensino de teatro como um espaço de reconhecimento dessas identidades e sobretudo no respeito às diferenças, apresento um relato de experiência pedagógica que possibilita reflexões acerca das questões de gênero através de uma lista de presença performatizada.A importância da promoção de reflexões a respeito de tais assuntos não pode ser negada e o teatro, as Artes Cênicas são o meio que promovem esse estudo. Mesmo que haja engates políticos para acanhar tais discussões, a performance como estratégia, vem para que o conhecimento sobrepasse a ignorância.
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