ARTE CONTEMPORÂNEA E O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS-BRINQUEDOS: UMA VIVÊNCIA COM OS (IN)UTENSÍLIOS DE HÉLIO LEITES NO ENSINO DE ARTES VISUAIS
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3527Resumo
RESUMO: Quais possibilidades podem ser proporcionadas ao aliar o ensino de Arte Contemporânea à utilização de recursos didáticos-brinquedos? Essas possibilidades podem favorecer o Ensino de Artes Visuais para que crianças brinquem com Arte Contemporânea? Nesta reflexão, temos como objetivo levantar possibilidades que possam potencializar o Ensino de Artes Visuais, e, para tanto, baseamo-nos em uma experiência vivenciada no Estágio Supervisionado, no terceiro ano de um curso de licenciatura em Artes Visuais. Nela, realizamos uma intervenção pedagógica que teve como referência as produções do artista paranaense e contemporâneo Hélio Leites. Os recursos didáticos-brinquedos que envolveram o ensino de Arte Contemporânea foram desenvolvidos e explorados junto a um projeto que oferece educação social para crianças e adolescentes em contra turno escolar, em uma cidade paranaense. Levamos em conta os pressupostos teóricos e metodológicos dos Estudos da Cultura Visual e do ensino de Arte Contemporânea. Como resultado, fizemos apontamentos a respeito dos processos de criação artística que orientaram a elaboração de oito recursos didáticos-brinquedos, e valorizamos a intencionalidade educativa que atravessa a ação docente. Além disso destacamos a potencialidade e necessidade de se pensar a Arte na Contemporaneidade com crianças, tendo em vista as técnicas, temas e peculiaridades dessas produções.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 O Mosaico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na Revista O Mosaico/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o trabalho,e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na revista. Osleitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que hajasempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista O Mosaico/FAP não sendo permitidaqualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista O Mosaico/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar osseguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que aequipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus meta dados aosserviços de indexação e referência.