CONTRIBUIÇÕES DO TEATRO NO PROCESSO DE CONHECIMENTO DO ESTUDANTE INSERIDO NA ESCOLA PÚBLICA

Autores

  • Ana Letícia Villas Bôas Universidade Estadual do Paraná/Campus de Curitiba II
  • Guaraci da Silva Lopes Martins Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, Campus de Curitiba II

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.1.2826

Resumo

O presente artigo visa ampliar a reflexão sobre as contribuições do teatro no processo de desenvolvimento sensí­vel e crí­tico do estudante inserido na escola da rede pública. Para tanto, esta pesquisa com abordagem qualitativa se fundamentou, sobretudo, em autores com investigações voltadas para a pedagogia teatral e a educação. Também, utilizou-se da pesquisa de campo, aplicada por esta pesquisadora como bolsista do subprojeto de teatro intitulado "A Pedagogia do Teatro em Diálogo com a Formação Docente" e associado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Neste momento, juntamente com demais colegas/bolsistas, esta pesqusiadora desenvolveu distintas metodologias teatrais em sala de aula com estudantes do ensino básico. Contudo, para o aprofundamento da análise do trabalho realizado, foram selecionadas duas turmas matriculadas no Ensino Médio ofertado por uma das escolas participantes do referido Programa. As ações pedagógicas realizadas ao longo do ano letivo de 2017 evidenciaram a importância de projetos polí­ticos e pedagógicos comprometidos com a formação inicial docente, assim como, a relevância do contato direto do acadêmico com a sala de aula, na medida em que oferecem a oportunidade para a avaliação de técnicas, métodos e estratégias de ensino em situações diversas e inesperadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Letícia Villas Bôas, Universidade Estadual do Paraná/Campus de Curitiba II

Graduada pelo Curso de Licenciatura em Teatro/UNESPAR, Campus de Curitiba II

Guaraci da Silva Lopes Martins, Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, Campus de Curitiba II

Bacharelado em Artes Cênicas/PUC-PR

Licenciatura em Teatrop/FAP

Especialização em Didártica para o Curso Superior/PUC/PR

Mestrado em Educação/TUIUTI

Doutorado em Artes Cênicas/PUC/PR

Downloads

Publicado

13-02-2020

Como Citar

Bôas, A. L. V., & Martins, G. da S. L. (2020). CONTRIBUIÇÕES DO TEATRO NO PROCESSO DE CONHECIMENTO DO ESTUDANTE INSERIDO NA ESCOLA PÚBLICA. O Mosaico, 12(1). https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.1.2826