OS JOGOS TEATRAIS E AS IDENTIDADES DE GÊNERO NO AMBITO ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.1.2591Resumo
O presente texto busca o aprofundamento da reflexão sobre a importância do ensino do teatro, no processo de desestabilização de discursos discriminatórios contra pessoas que manifestam a sua identidade de gênero e sexualidade para além dos padrões da heterossexualidade. Para tanto, recorreu-se à autores interessados no campo da educação, da pedagogia teatral e das relações de gênero. A pesquisa de campo também foi utilizada nesta investigação científica, trabalho este que envolveu estudantes do Ensino Fundamental em uma determinada escola da rede pública paranaense. O efetivo espaço do teatro na educação escolar brasileira permanece um desafio a ser superado, pois ainda hoje esta área de conhecimento humano é compreendida como mera atividade de recreação e entretenimento. Contudo, a pesquisa realizada evidenciou que o teatro é de suma importância em ações pedagógicas comprometidas com o ensino e aprendizagem do educando. Mais precisamente, a pedagogia teatral contribui sobremaneira no processo de questionamento das complexas relações de proibição, produção e naturalização das identidades de gênero.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 O Mosaico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na Revista O Mosaico/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o trabalho,e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na revista. Osleitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que hajasempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista O Mosaico/FAP não sendo permitidaqualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista O Mosaico/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar osseguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que aequipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus meta dados aosserviços de indexação e referência.