OS JOGOS TEATRAIS E AS IDENTIDADES DE GÊNERO NO AMBITO ESCOLA

Autores

  • Célia Raquel Gonçalves Universidade Estadual do Paraná, Campus de Curitiba II
  • Guaraci da Silva Lopes Martins Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, Campus de Curitiba II

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.1.2591

Resumo

O presente texto busca o aprofundamento da reflexão sobre a importância do ensino do teatro, no processo de desestabilização de discursos discriminatórios contra pessoas que manifestam a sua identidade de gênero e sexualidade para além dos padrões da heterossexualidade. Para tanto, recorreu-se à autores interessados no campo da educação, da pedagogia teatral e das relações de gênero. A pesquisa de campo também foi utilizada nesta investigação cientí­fica, trabalho este que envolveu estudantes do Ensino Fundamental em uma determinada escola da rede pública paranaense. O efetivo espaço do teatro na educação escolar brasileira permanece um desafio a ser superado, pois ainda hoje esta área de conhecimento humano é compreendida como mera atividade de recreação e entretenimento. Contudo, a pesquisa realizada evidenciou que o teatro é de suma importância em ações pedagógicas comprometidas com o ensino e aprendizagem do educando. Mais precisamente, a pedagogia teatral contribui sobremaneira no processo de questionamento das complexas relações de proibição, produção e naturalização das identidades de gênero.

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Biografia do Autor

Célia Raquel Gonçalves, Universidade Estadual do Paraná, Campus de Curitiba II

Licenciatura em Teatro/UNESPAR, Campus de Curitiba II

Guaraci da Silva Lopes Martins, Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, Campus de Curitiba II

Bacharelado em Artes Cênicas/PUC-PR

Licenciatura em Teatrop/FAP

Especialização em Didártica para o Curso Superior/PUC/PR

Mestrado em Educação/TUIUTI

Doutorado em Artes Cênicas/PUC/PR

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Publicado

13-02-2020

Como Citar

Gonçalves, C. R., & Martins, G. da S. L. (2020). OS JOGOS TEATRAIS E AS IDENTIDADES DE GÊNERO NO AMBITO ESCOLA. O Mosaico, 12(1). https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.1.2591