OS JOGOS TEATRAIS E AS IDENTIDADES DE GÊNERO NO AMBITO ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.1.2591Abstract
O presente texto busca o aprofundamento da reflexão sobre a importância do ensino do teatro, no processo de desestabilização de discursos discriminatórios contra pessoas que manifestam a sua identidade de gênero e sexualidade para além dos padrões da heterossexualidade. Para tanto, recorreu-se à autores interessados no campo da educação, da pedagogia teatral e das relações de gênero. A pesquisa de campo também foi utilizada nesta investigação científica, trabalho este que envolveu estudantes do Ensino Fundamental em uma determinada escola da rede pública paranaense. O efetivo espaço do teatro na educação escolar brasileira permanece um desafio a ser superado, pois ainda hoje esta área de conhecimento humano é compreendida como mera atividade de recreação e entretenimento. Contudo, a pesquisa realizada evidenciou que o teatro é de suma importância em ações pedagógicas comprometidas com o ensino e aprendizagem do educando. Mais precisamente, a pedagogia teatral contribui sobremaneira no processo de questionamento das complexas relações de proibição, produção e naturalização das identidades de gênero.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 O Mosaico
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
The authors retain the copyright, when licensing their production in the journal O Mosaico, which is licensed under a Creative Commons license. When submitting the work, and upon acceptance, the author assigns his/her copyright for publication in the journal. Readers can download, print and use the articles published in the journal, as long as there is always an explicit mention to the author (s) and to the O Mosaico, and no changes to the original work are allowed. When submitting an article to the journal O Mosaico and after accepting it for publication, the authors allow, without remuneration, to pass the following rights to the journal: the first edition rights and the authorization for the editorial team to transfer, according to their judgment, this article and its meta data to indexing and reference services.