O estágio em Música na educação infantil e a diversidade de gênero, étnico-racial e a inclusão:

um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2025.20.01.10559

Palavras-chave:

Estágio supervisionado; Educação Infantil; Educação Musical; Diversidade; Inclusão.

Resumo

Nos cursos de Licenciatura em Música, o estágio é uma etapa formativa obrigatória que tem como objetivo o aprendizado de competências do ensino de música em diferentes contextos, sendo a educação infantil um destes. O objetivo deste artigo é o de analisar três situações ocorridas durante o estágio curricular supervisionado, na perspectiva da diversidade de gênero, étnico-racial e da inclusão. Por meio de um relato estruturado a partir das falas dos protagonistas — crianças e licenciandos — e das situações reais ocorridas durante as aulas de música, a ação reflexão que caracteriza a etapa do estágio permitiu não apenas a experiência com o ensino de música com crianças pequenas, mas também a ampliação das concepções sobre a relação criança-música-diversidade-inclusão. O trabalho pretende contribuir com a formação de professores de música na medida em que reforça a necessidade de que a área inclua as questões de gênero, étnico-raciais e inclusivas nas aulas de estágio, promovendo uma educação musical acessível e plural.

 Palavras-chave: Estágio supervisionado; Educação Infantil; Educação Musical; Diversidade; Inclusão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camile Tatiane de Oliveira Pinto

Fabio Samuel Preu, Universidade Estadual do Paraná/Embap

Músico e Instrutor musical na orquestra da Congregação Cristã no Brasil (sem fins lucrativos). Graduando em Licenciatura em Música na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) Campus de Curitiba I (Escola de Música e Belas Artes do Paraná). Participante voluntário do Programa de Iniciação Científica na área de formação de professores. Temas de interesse na pesquisa: formação de professores, música em ambiente religioso e desenvolvimento de técnicas na prática musical - flauta transversal.

Arthur Henrique Pedro, Universidade Estadual do Paraná/Embap

Guitarrista e Straight Edge, graduando em Licenciatura em Música na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de Curitiba I (Escola de Música e Belas Artes do Paraná). Atualmente, está adquirindo experiência e desenvolvendo interesse na área de Musicalização Infantil. Temas de interesse em pesquisa incluem comportamento social, envolvimento em movimentos sociais, a relação entre música e as influências que ela exerce na sociedade, além das causas e impactos dos movimentos sociais.

Klaiton, Universidade Estadual do Paraná/Embap

Músico e Instrutor musical na orquestra da instituição religiosa Congregação Cristã no Brasil (sem fins lucrativos). Graduando em Licenciatura em Música na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) Campus de Curitiba I (Escola de Música e Belas Artes do Paraná). Bacharel em direito pela UniCuritiba e Especialista em Direito Digital pela UniAmérica. Temas de interesse na pesquisa: formação de professores, música em ambiente religioso, hinologia e desenvolvimento de técnicas na prática musical da tuba.

Winícius, Universidade Estadual do Paraná/Embap

Guitarrista há mais de 10 anos, esportista e graduando em Licenciatura em Música na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) campus de Curitiba 1 (Escola de Música e Belas Artes do Paraná). Guitarrista  nas bandas Infarto e Repudiyo e integrante  da Big Band da UNESPAR. Atualmente estagiário de música e professor de guitarra e violão. Temas de interesse em pesquisa como a música influencia praticantes de de atividades físicas, música como ferramenta de protesto, música e psicologia.

Downloads

Publicado

04-07-2025

Como Citar

de Oliveira Pinto, C. T., Preu, F. S., Pedro, A. H., Klaiton, & Winícius. (2025). O estágio em Música na educação infantil e a diversidade de gênero, étnico-racial e a inclusão: : um relato de experiência. O Mosaico, 20(01), 1–20. https://doi.org/10.33871/21750769.2025.20.01.10559

Edição

Seção

Dossiê Estágios Supervisionados em Artes: práticas, adversidades e formação docente