O estágio em Música na educação infantil e a diversidade de gênero, étnico-racial e a inclusão:
um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2025.20.01.10559Palavras-chave:
Estágio supervisionado; Educação Infantil; Educação Musical; Diversidade; Inclusão.Resumo
Nos cursos de Licenciatura em Música, o estágio é uma etapa formativa obrigatória que tem como objetivo o aprendizado de competências do ensino de música em diferentes contextos, sendo a educação infantil um destes. O objetivo deste artigo é o de analisar três situações ocorridas durante o estágio curricular supervisionado, na perspectiva da diversidade de gênero, étnico-racial e da inclusão. Por meio de um relato estruturado a partir das falas dos protagonistas — crianças e licenciandos — e das situações reais ocorridas durante as aulas de música, a ação reflexão que caracteriza a etapa do estágio permitiu não apenas a experiência com o ensino de música com crianças pequenas, mas também a ampliação das concepções sobre a relação criança-música-diversidade-inclusão. O trabalho pretende contribuir com a formação de professores de música na medida em que reforça a necessidade de que a área inclua as questões de gênero, étnico-raciais e inclusivas nas aulas de estágio, promovendo uma educação musical acessível e plural.
Palavras-chave: Estágio supervisionado; Educação Infantil; Educação Musical; Diversidade; Inclusão.
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