O estágio supervisionado em Música:

desafios, movimentos e reflexões em uma história construída na convergência de olhares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2025.20.01.10551

Palavras-chave:

Estágio supervisionado, Educação musical, Formação de professores

Resumo

Neste texto, apresentamos um relato de experiência para produzir conhecimento a partir de uma vivência da prática docente no ensino superior: a orientação no Estágio Curricular Supervisionado no curso de Licenciatura em Música` do campus de Curitiba II, da Universidade Estadual do Paraná. A reflexão é orientada a partir de uma narrativa que aponta para um conjunto de temas emergentes, que são utilizados como temas para a análise. Para isso, historiamos o percurso de 10 anos entre 2014 e 2024. A questão que temos como objetivo desenvolver é: nesses dez anos, quais foram os desafios vividos, as inquietações e as propostas desenvolvidas, e quais são as perspectivas que temos para o futuro da formação de professores no campo da educação musical? O texto parte da interseção de dois eixos: a perspectiva cronológica dos fatos históricos e políticos, e as dimensões dos desafios, dos movimentos e das reflexões sobre o impacto destes aspectos em nossa prática pedagógica. Ao final, procuramos retomar esses pontos para defender o estágio supervisionado em música como espaço-tempo múltiplo, diverso e significativo.

Palavras-chave: Estágio supervisionado; Educação musical; Formação de professores

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Madalozzo, Instituto Politécnico de Bragança

Tiago Madalozzo é Doutor em Música com Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná e em Estudos da Criança pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho. É Professor Assistente Convidado do Departamento de Artes da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, Portugal. Foi Professor Adjunto do curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual do Paraná - campus de Curitiba II, Professor Colaborador do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Paraná e Professor de musicalização infantil e iniciação musical para crianças de 0 a 8 anos na Alecrim Dourado Formação Musical em Curitiba. É pesquisador do Grupo de Pesquisa Arte, Educação e Formação Docente - GAEFO (UNESPAR) e do Educamovimento / Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil - NEPIE (UFPR), e investigador colaborador do Centro de Investigação em Estudos da Criança (UMinho). É coeditor da Revista Música na Educação Básica (Associação Brasileira de Educação Musical), membro do Conselho Editorial do International Journal of Music Education (Sage/ISME) e Reviews Editor do International Journal of Music in Early Childhood (Intellect/ECMMA).

Camile Tatiane de Oliveira Pinto, Universidade Estadual do Paraná

Professora colaboradora do curso de Licenciatura em Música da Unespar, atuando nas disciplinas de Estágio Supervisionado, Práticas de Ensino e Educação Musical Especial e Inclusiva. Doutora e Mestre em Música (Cognição /Educação Musical) na UFPR. Possui graduação em Licenciatura em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e especialização em Educação Musical pela UNESPAR/EMBAP. É membro do grupo de pesquisa PROFCEM - Processos Formativos e Cognitivos em Educação Musical. Possui experiência como professora de música no ensino superior, no ensino básico e na iniciação instrumental em violino e flauta doce. Seus interesses de pesquisa concentram-se nas áreas de Avaliação em Música, a música no ensino básico e práticas musicais inclusivas.

Anderson Toni, Universidade Federal de Mato Grosso

Anderson Toni é Doutor e Mestre em Música (Cognição / Educação Musical) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), assim como graduado em Licenciatura em Música pela UFPR. Seus interesses de atuação se concentram nas áreas da educação musical e da psicologia da música, com foco no engajamento e suas relações com as experiências emocionais e as conexões sociais entre as pessoas nas práticas musicais. Atualmente, é professor de Educação Musical na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Possui experiência no ensino de musicalização infantil em escolas da rede privada e no ensino de teoria musical e percepção para jovens e adultos. Também foi professor no curso de Licenciatura em Música da UNESPAR (Curitiba II - FAP) e professor de Arte/Música do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT - Campo Novo do Parecis).

Andréa Bernardini, Universidade Estadual do Paraná

Andréa Bernardini é musicista, compositora e educadora musical. Cantora, violonista e percussionista, atua no AVEduo como diretora musical e performer desde 2003. É professora de musicalização por meio do violão, ukulele, percussão e canto. Tem Especialização em Arte-Educação pela FAP, Licenciatura em Letras pela UFPR e Licenciatura em Música pela FEMP - FAP. Lecionou diversas disciplinas no curso de Licenciatura em Música da UNESPAR FAP, de 1992 a 2024, sendo o Estágio Obrigatório Supervisionado a principal e ininterrupta. Produções: CD e EP Visual AVE,Crianças! (2022), o DVD Show ao vivo Oi, Tudo Bem? (2010), o CD AVEduo Ameríndia (2014), os livros didáticos História da música (2016) e a Coleção MÚSICA: Viver, Ouvir e Sentir (2016) ambos pela Editora D.C. Divulgação Cultural, Curitiba-PR.

Andréia Veber, Universidade Estadual do Paraná

Andréia Veber é artista, musicista e professora. É doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Mestre em Música - Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Licenciada em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Foi professora no departamento de Música da Universidade Estadual de Maringá de 2011 até 2023, atuando como coordenadora dos cursos de Música, Licenciatura em Música - PARFOR e Licenciatura em Artes Cênicas. Na UEM, foi coordenadora de estágios, coordenadora de área do PDE (Programa de desenvolvimento educacional) – Arte e do PIBID (Programa de incentivo de bolsa de iniciação à docência). Coordenou projetos de extensão voltados ao ensino e aprendizagem de música, estudos de música da cultura popular brasileira e integração entre as diferentes áreas artísticas. Desde o ano de 2020 atua como professora convidada externa do curso de Licenciatura em Música EaD da Universidade de Brasília. É professora na Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR, campus de Curitiba II, atuando como coordenadora de estágios em Música e em atividades de ensino pesquisa e extensão voltados à formação do educador musical para a educação básica, projetos sociais, e outros contextos, especialmente abarcando temas associados aos estudos sobre patrimônio cultural em interface com música, cultura e educação.

Flávio Denis Dias Veloso, Universidade Federal do Paraná

Flávio Veloso é músico, educador musical e pesquisador. É professor dos cursos de graduação e pós-graduação em música da Universidade Federal do Paraná. Foi professor nos cursos de música da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2019-2024) e nos cursos de licenciatura em música da Universidade Estadual do Paraná – nos campi Curitiba I/EMBAP (2019-2024) e Curitiba II/FAP (2023-2024); atuou na prestação de serviços educacionais para graduação e pós-graduação EaD na Uninter. É doutor e mestre em Música (Cognição/Educação Musical) e licenciado em Música pela UFPR. É coordenador regional sul do Fórum Latino-americano de Educação Musical (Fladem Brasil – gestão 2024-2026). É membro do grupo de pesquisa Processos Formativos e Cognitivos em Educação Musical (PROFCEM-UFPR). Seus interesses profissionais e investigativos se concentram nas seguintes áreas: Educação Musical; Formação de Professores de Música; Psicologia da Música e Cognição Musical; Performance Musical e Percussão; Rítmica; Teoria e Percepção Musical.

Marisleusa de Souza Egg, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda pelo PPGMUS CEART/UDESC, na linha de Educação Musical, programa pelo qual recebeu também o título de Mestre, em 2016. Foi professora Substituta na UNESPAR - Campus de Curitiba II de 2018 a 2022, com disciplinas na área de ensino da música e Estágio Supervisionado. Atuou como professora no PARFOR/UFPR em 2016 e 2019. De 2017 a 2020 foi professora do Projeto MusicaR da Prefeitura de Curitiba. É Bacharel em Canto e Licenciada em Música pela EMBAP. Atuou de 1998 a 2010 como professora de Música na Educação Infantil e no Ensino Fundamental em Escolas de Curitiba. Atuou como cantora solista e integrou o Coro do Teatro Guaíra, o Grupo AmericAntiga, o Collegium Cantorum e o Grupo Vocal Curitibocas. Como voluntária, coordenou apresentações e foi orientadora de técnica vocal em coros infanto juvenis e adultos em comunidades religiosas.

Downloads

Publicado

04-07-2025

Como Citar

Madalozzo, T., Pinto, C. T. de O., Toni, A., Bernardini, A., Veber, A., Veloso, F. D. D., & Egg, M. de S. (2025). O estágio supervisionado em Música: : desafios, movimentos e reflexões em uma história construída na convergência de olhares. O Mosaico, 20(01), 1–29. https://doi.org/10.33871/21750769.2025.20.01.10551

Edição

Seção

Dossiê Estágios Supervisionados em Artes: práticas, adversidades e formação docente