O estágio supervisionado em Música:
desafios, movimentos e reflexões em uma história construída na convergência de olhares
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2025.20.01.10551Palavras-chave:
Estágio supervisionado, Educação musical, Formação de professoresResumo
Neste texto, apresentamos um relato de experiência para produzir conhecimento a partir de uma vivência da prática docente no ensino superior: a orientação no Estágio Curricular Supervisionado no curso de Licenciatura em Música` do campus de Curitiba II, da Universidade Estadual do Paraná. A reflexão é orientada a partir de uma narrativa que aponta para um conjunto de temas emergentes, que são utilizados como temas para a análise. Para isso, historiamos o percurso de 10 anos entre 2014 e 2024. A questão que temos como objetivo desenvolver é: nesses dez anos, quais foram os desafios vividos, as inquietações e as propostas desenvolvidas, e quais são as perspectivas que temos para o futuro da formação de professores no campo da educação musical? O texto parte da interseção de dois eixos: a perspectiva cronológica dos fatos históricos e políticos, e as dimensões dos desafios, dos movimentos e das reflexões sobre o impacto destes aspectos em nossa prática pedagógica. Ao final, procuramos retomar esses pontos para defender o estágio supervisionado em música como espaço-tempo múltiplo, diverso e significativo.
Palavras-chave: Estágio supervisionado; Educação musical; Formação de professores
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 O Mosaico

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na Revista O Mosaico/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o trabalho,e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na revista. Osleitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que hajasempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista O Mosaico/FAP não sendo permitidaqualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista O Mosaico/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar osseguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que aequipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus meta dados aosserviços de indexação e referência.