Um triálogo entre professores-artistas:

encontros, processos e desafios no estágio supervisionado em teatro no Colégio de Aplicação/UFSC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2025.20.01.10494

Palavras-chave:

Teatro na Escola, Arte/Teatro, Estágio Supervisionado, Pedagogia das Artes Cênicas

Resumo

Esta publicação apresenta experiências artísticas e pedagógicas desenvolvidas no estágio supervisionado em Teatro no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (CA-UFSC), durante o primeiro semestre de 2024. O estudo traz a perspectiva do professor supervisor de estágio e o olhar de duas estagiárias do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), que conduziram práticas distintas em duas turmas de 8° Ano do Ensino Fundamental - Anos Finais. As práticas metodológicas desenvolvidas pelas estagiárias enfatizaram o uso de materialidades para a criação teatral e os jogos teatrais de improvisação como abordagens centrais para explorar a expressão corporal, a criatividade e a integração entre os grupos. Com base em registros das estagiárias e observações do professor supervisor, o artigo analisa como cada proposta metodológica impactou o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes e a formação inicial das estagiárias, refletindo sobre as potencialidades e desafios do estágio supervisionado no campo do ensino de Teatro na escola pública.

 Palavras-chave: Teatro na Escola; Arte/Teatro; Estágio Supervisionado; Pedagogia das Artes Cênicas.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Túlio Fernandes Silveira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorando em Artes Cênicas no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com orientação da Profa. Dra. Heloise Baurich Vidor. Mestre em Artes Cênicas e Licenciado em Teatro pela UDESC. Professor de Teatro, artista da cena, produtor cultural e diretor teatral. Atualmente é professor de Teatro do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6747-1443 E-mail: tulio.fs@hotmail.com Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0497514401052794

 

Eduarda Santos Borges, UDESC

Graduanda em Licenciatura em Teatro na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Bailarina, coreógrafa, diretora e professora de Dança Contemporânea. Orcid: https://orcid.org/0009-0004-0188-4626 E-mail: eduardasantosborges2@gmail.com Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/0701966779974183

 

Maria Origge, UDESC

Graduanda em Licenciatura em Teatro na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Pesquisadora das tecnologias cenográficas, produtora cultural e diretora teatral. Orcid: https://orcid.org/0009-0002-2063-9517 E-mail: mariaorigge@gmail.com Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/4150844796848482

Downloads

Publicado

04-07-2025

Como Citar

Silveira, T. F., Santos Borges, E., & Maria Eduarda de Souza [Maria Origge], M. E. (2025). Um triálogo entre professores-artistas:: encontros, processos e desafios no estágio supervisionado em teatro no Colégio de Aplicação/UFSC. O Mosaico, 20(01), 1–28. https://doi.org/10.33871/21750769.2025.20.01.10494

Edição

Seção

Dossiê Estágios Supervisionados em Artes: práticas, adversidades e formação docente