Pedagogia brincante entre o frevo e a capoeira:
dançando mundos possíveis
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2025.20.01.10485Palavras-chave:
Educação, Dança, Cultura PopularResumo
Brincando, inventando e reescrevendo corporalmente outros modos e mundos de ser e estar dentro do ambiente educativo e na vida, esta pesquisa visa investigar o frevo enquanto linguagem corporal e cultural e a brincadeira como ferramenta pedagógica na formação em dança. Desenvolvida no contexto do Estágio Supervisionado Obrigatório II, realizado em 2023, no curso de Licenciatura em Dança da Universidade Estadual do Paraná, a pesquisa teve como campo de estudo o projeto social de capoeira Claridade Noturna. A partir desse espaço de aprendizado coletivo, a fusão entre a dança frevo e a capoeira foi base para as práticas artístico-pedagógicas. O estudo transita entre diferentes dimensões –sociais, educacionais e culturais– conectando o universo brincante do carnaval, a resistência histórica dos povos afro-indígenas-brasileiros e as relações afetivas e comunitárias estabelecidas na arte e na educação. Propondo a brincadeira como metodologia emancipatória, capaz de ressignificar a aprendizagem da dança e ampliar as possibilidades de criação e expressão de corpos e mentes.
Palavras-chave: Brincadeira; Carnaval; Dança; Educação; Frevo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 O Mosaico

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na Revista O Mosaico/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o trabalho,e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na revista. Osleitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que hajasempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista O Mosaico/FAP não sendo permitidaqualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista O Mosaico/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar osseguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que aequipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus meta dados aosserviços de indexação e referência.