Pedagogia brincante entre o frevo e a capoeira:

dançando mundos possíveis

Autores

  • Victoria Reis Venâncio 41 995376087

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2025.20.01.10485

Palavras-chave:

Educação, Dança, Cultura Popular

Resumo

Brincando, inventando e reescrevendo corporalmente outros modos e mundos de ser e estar dentro do ambiente educativo e na vida, esta pesquisa visa investigar o frevo enquanto linguagem corporal e cultural e a brincadeira como ferramenta pedagógica na formação em dança. Desenvolvida no contexto do Estágio Supervisionado Obrigatório II, realizado em 2023, no curso de Licenciatura em Dança da Universidade Estadual do Paraná, a pesquisa teve como campo de estudo o projeto social de capoeira Claridade Noturna. A partir desse espaço de aprendizado coletivo, a fusão entre a dança frevo e a capoeira foi base para as práticas artístico-pedagógicas. O estudo transita entre diferentes dimensões –sociais, educacionais e culturais– conectando o universo brincante do carnaval, a resistência histórica dos povos afro-indígenas-brasileiros e as relações afetivas e comunitárias estabelecidas na arte e na educação. Propondo a brincadeira como metodologia emancipatória, capaz de ressignificar a aprendizagem da dança e ampliar as possibilidades de criação e expressão de corpos e mentes.

Palavras-chave: Brincadeira; Carnaval; Dança; Educação; Frevo.

 

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Biografia do Autor

Victoria Reis Venâncio, 41 995376087

Graduanda do Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2704-6004 Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5816905643225767 E-mail: victoriarven@gmail.com

 

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Publicado

04-07-2025

Como Citar

Reis Venâncio, V. (2025). Pedagogia brincante entre o frevo e a capoeira:: dançando mundos possíveis. O Mosaico, 20(01), 1–16. https://doi.org/10.33871/21750769.2025.20.01.10485

Edição

Seção

Dossiê Estágios Supervisionados em Artes: práticas, adversidades e formação docente