Entre caminhos:

cruzando dois relatos de experiências em estágios docentes obrigatórios em Teatro

Autores

  • Eduarda Ouriques Savio Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Endrius Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2025.20.01.10484

Palavras-chave:

Estágio em Teatro, formação de professores

Resumo

Este memorial tem como objetivo relatar as primeiras experiências de estágio obrigatório de docência em Teatro no Colégio de Aplicação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no ano de 2024. O relato parte da vivência de dois professores em formação, que iniciaram sua trajetória como educadores e artistas antes mesmos das aulas do estágio. Fica evidente nos relatos que a experiência dos dois perambula e se mistura com o que a universidade ensinava e com o que a vida laboral exigia. Durante o processo de estágio, ambos precisaram se rever como educadores, pois já exerciam, na prática, muitas das funções para as quais ainda estavam se preparando. Dessa forma, foi necessário desconstruir o que já conheciam e se reconhecer como o que realmente eram: estudantes de licenciatura, professores em formação.

Palavras-chave: Formação de professores; Estágio; Teatro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduarda Ouriques Savio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Licencianda em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). https://orcid.org/0009-0008-5741-6820 Lattes: https://lattes.cnpq.br/9162334781233695 E-mail: savioouriques@gmail.com

 

Endrius, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Licenciando em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). https://orcid.org/0009-0009-8384-9635 Lattes: http://lattes.cnpq.br/9041744774126572 E-mail: fraga.endrius@gmail.com

 

Downloads

Publicado

04-07-2025

Como Citar

Ouriques Savio, E., & Vinicius Prates Fraga, E. (2025). Entre caminhos: : cruzando dois relatos de experiências em estágios docentes obrigatórios em Teatro. O Mosaico, 20(01), 1–14. https://doi.org/10.33871/21750769.2025.20.01.10484

Edição

Seção

Dossiê Estágios Supervisionados em Artes: práticas, adversidades e formação docente