Entre formação docente e a prática artística em Dança:
o festival Panorama nas escolas e o estágio supervisionado no curso de Licenciatura em Dança da UFRJ
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2025.20.01.10483Palavras-chave:
Estágio Supervisionado Obrigatório;, Licenciatura em Dança;, Festivais de DançaResumo
Este artigo aborda a relação entre a formação docente em dança na Universidade Federal do Rio de Janeiro e o Festival Panorama. O texto descreve e analisa a importância de aproximar os licenciandos em dança da criação artística em dança nas escolas, como parte fundamental de seu processo formativo. Questões relativas à inserção e execução do Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) em dança nas escolas da Educação Básica motivaram os docentes responsáveis a buscar outras possibilidades de trabalho. A metodologia adotada, consiste em um estudo exploratório de caráter descritivo e abordagem qualitativa, centrado na análise da experiência do Panoraminha nas Escolas, realizado em 2023. A parceria com o Festival Panorama nas Escolas revelou-se uma oportunidade enriquecedora, proporcionando aos licenciandos a vivência de atividades como mediadores culturais, com um impacto significativo no seu aprendizado e na construção de suas práticas pedagógicas.
Palavras-chave: Estágio Supervisionado Obrigatório; Licenciatura em Dança; Festivais de Dança.
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