Entre formação docente e a prática artística em Dança:

o festival Panorama nas escolas e o estágio supervisionado no curso de Licenciatura em Dança da UFRJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2025.20.01.10483

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado Obrigatório;, Licenciatura em Dança;, Festivais de Dança

Resumo

Este artigo aborda a relação entre a formação docente em dança na Universidade Federal do Rio de Janeiro e o Festival Panorama. O texto descreve e analisa a importância de aproximar os licenciandos em dança da criação artística em dança nas escolas, como parte fundamental de seu processo formativo. Questões relativas à inserção e execução do Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) em dança nas escolas da Educação Básica motivaram os docentes responsáveis a buscar outras possibilidades de trabalho. A metodologia adotada, consiste em um estudo exploratório de caráter descritivo e abordagem qualitativa, centrado na análise da experiência do Panoraminha nas Escolas, realizado em 2023. A parceria com o Festival Panorama nas Escolas revelou-se uma oportunidade enriquecedora, proporcionando aos licenciandos a vivência de atividades como mediadores culturais, com um impacto significativo no seu aprendizado e na construção de suas práticas pedagógicas.

Palavras-chave: Estágio Supervisionado Obrigatório; Licenciatura em Dança; Festivais de Dança.

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Biografia do Autor

Mário Gastão Cipriano Netto, Festival Panorama

Mestre em Estética e Filosofia da Arte (UERJ) e Licenciada em Dança (UFRJ).  Atuou como docente na educação básica. É assistente de curadoria e coordena o programa educativo do Festival Panorama. Desenvolve projetos que articulam arte, educação, diversidade e cidadania, trabalhando em produções apresentadas em espaços como MAM Rio, MAR, MITsp. É integrante da House of Mamba Negra, coletivo LGBTQIAP+ da cena Ballroom. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5178-3525 Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/1579059619894243 E-mail: netto.mgc@gmail.com

 

Silvia Camara Soter da Silveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Associada da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Dança da UFRJ (PPGDAN) e líder do Grupo de estudo extensão pesquisa dança criação e ensino (GEPEDANCE). Doutora em Educação pela UFRJ. Mestre em Teatro pela UNIRIO. Licenciada em Dança pela Universidade de Paris 8. Em 2011, criou com Lia Rodrigues a Escola Livre de Dança da Maré (Redes da Maré/Lia Rodrigues Companhia de Danças) que dirige com a artista. Atua como dramaturgista da Lia Rodrigues Companhia de Danças desde 2002. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9760-8551 Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/1863257735933617 E-mail: ssotersilvia@gmail.com

 

Massuel Bernardi, IFF

Doutor em Educação/PUC-Rio. Mestre em Artes/UFU. Especialista em Linguagens Artísticas, Cultura e Educação/IFRJ. Licenciado em Dança/UFRJ e graduando em Pedagogia/UERJ. Ator formado pela Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna e pela Escola Sated/RJ. Atualmente, é Artista da Cena e professor efetivo do Instituto Federal Fluminense (IFF), onde coordena o ProCeF (Projeto Corpos em Fotografias). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8580-968X Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6640900512213025 E-mail: massuel@gmail.com

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Publicado

04-07-2025

Como Citar

Cipriano Netto, M. G., Camara Soter da Silveira, S., & Bernardi, M. (2025). Entre formação docente e a prática artística em Dança:: o festival Panorama nas escolas e o estágio supervisionado no curso de Licenciatura em Dança da UFRJ. O Mosaico, 20(01), 1–21. https://doi.org/10.33871/21750769.2025.20.01.10483

Edição

Seção

Dossiê Estágios Supervisionados em Artes: práticas, adversidades e formação docente