Estudante protagonista e professor mediador:

experiência de estágio supervisionado em dupla na Licenciatura em teatro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2025.20.01.10467

Palavras-chave:

Pedagogia do Teatro, Professor-mediador, Pedagogia da autonomia

Resumo

O presente relato descreve a experiência no Estágio supervisionado II, em dupla de estagiários, no componente curricular obrigatório em caráter de regência em sala de aula, do curso de Licenciatura em Teatro, da Universidade Federal da Bahia, UFBA, realizado no Colégio Estadual Senhor do Bonfim, em Salvador, Bahia, com turma do 3º ano, do Ensino Médio, no componente Arte e Contemporaneidade, sob a orientação da profa. Cristiane Barreto, também coautora deste texto.  Buscamos em nosso planejamento uma abordagem artístico-pedagógica com o objetivo de estimular a turma de estudantes desenvolverem a autonomia, o protagonismo no processo de ensino-aprendizagem e romperem com o modelo conteudista de transmissão rápida do conhecimento, assim, garantirmos com seus conhecimentos prévios, favorecer a expressividade e o desenvolvimento crítico e criativo.

Palavras-chave: Pedagogia do teatro; Professor mediador; Pedagogia da autonomia; Ensino Médio.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Khalil Emmanuel Carvalho Gomes, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

G

Ator, diretor e poeta. Fundador da Cia LeFou. Graduando em Licenciatura em Teatro pela Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Bolsista do PIBIC/UFBA/FAPESB  (2023/2025). Autor do livro Morto, não. Apenas falecido (2020). E-mail: khalilemmanuelator@gmail.com Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4273831165024820 Orcid: https://orcid.org/0009-0005-4400-2328   

 

Cristiane Barreto

Professora doutora da Escola de Teatro da UFBA, credenciada no Mestrado da PROFARTES IHAC/UFBA. Atua também no G-PEC - Grupo de Pesquisa em Poéticas, Processos e Pedagogias da Encenação Contemporânea, vinculado ao PPGAC/UFBA. Coordenadora do Subprojeto Teatro, PIBID/UFBA/CAPES (2024/2026). Possui experiência profissional como atriz, diretora, dramaturga e produtora cultural. E-mail: cristiane.barreto@ufba.br Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/3979465154325416 Orcid: https://orcid.org/0009-0006-2424-3404  

Downloads

Publicado

04-07-2025

Como Citar

Emmanuel Carvalho Gomes, K., & Barreto, C. (2025). Estudante protagonista e professor mediador:: experiência de estágio supervisionado em dupla na Licenciatura em teatro. O Mosaico, 20(01), 1–16. https://doi.org/10.33871/21750769.2025.20.01.10467

Edição

Seção

Dossiê Estágios Supervisionados em Artes: práticas, adversidades e formação docente