Ação cultural e estágio supervisionado:
a formação do artista para a docência e a vida pública
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2025.20.01.10440Palavras-chave:
artes cênicas e educação, ação cultural, estágio supervisionado, mediação artística, vida públicaResumo
Este artigo apresenta e discute três experiências em estágio supervisionado vivenciadas por alunas do Bacharelado em Artes Cênicas da ECA-USP no ano de 2024, como parte da disciplina Processos Criativos e Pedagógicos III, componente obrigatório para discentes da licenciatura e do bacharelado. Os estágios abrangem o campo da educação não-formal e os relatos discutem a prática teatral em sua relação com o espectador e com os territórios e comunidades nos quais se inserem. A análise das experiências considera a formação do artista como educador e agente cultural, ao investigar processos de produção, difusão e mediação artística. As artes cênicas são assim compreendidas como dinamizadoras da esfera pública, ampliando a inserção dos sujeitos no campo da produção simbólica e da vida cultural da cidade.
Palavras-chave: Artes Cênicas e educação; Ação cultural; Estágio supervisionado; Mediação artística; Vida pública.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 O Mosaico

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na Revista O Mosaico/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o trabalho,e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na revista. Osleitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que hajasempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista O Mosaico/FAP não sendo permitidaqualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista O Mosaico/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar osseguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que aequipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus meta dados aosserviços de indexação e referência.