Ação cultural e estágio supervisionado:

a formação do artista para a docência e a vida pública

Autores

  • Suzana Schmidt Viganó Universidade de São Paulo
  • Carolina Watts Universidade de São Paulo
  • Lena Giuliano Universidade de São Paulo
  • Julia Molino Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2025.20.01.10440

Palavras-chave:

artes cênicas e educação, ação cultural, estágio supervisionado, mediação artística, vida pública

Resumo

Este artigo apresenta e discute três experiências em estágio supervisionado vivenciadas por alunas do Bacharelado em Artes Cênicas da ECA-USP no ano de 2024, como parte da disciplina Processos Criativos e Pedagógicos III, componente obrigatório para discentes da licenciatura e do bacharelado. Os estágios abrangem o campo da educação não-formal e os relatos discutem a prática teatral em sua relação com o espectador e com os territórios e comunidades nos quais se inserem. A análise das experiências considera a formação do artista como educador e agente cultural, ao investigar processos de produção, difusão e mediação artística. As artes cênicas são assim compreendidas como dinamizadoras da esfera pública, ampliando a inserção dos sujeitos no campo da produção simbólica e da vida cultural da cidade.

Palavras-chave: Artes Cênicas e educação; Ação cultural; Estágio supervisionado; Mediação artística; Vida pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suzana Schmidt Viganó, Universidade de São Paulo

Suzana Schmidt Viganó é professora do Departamento de Artes Cênicas ECA-USP, do PPGAC-ECA-USP e líder do Núcleo de Pesquisa em Política da Cultura e Ação Cultural (NuPPA).Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/4558728587087480 Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1744-7901 E-mail: suzanaschmidt21@usp.br

 

Carolina Watts, Universidade de São Paulo

[1] Carolina Watts é tecnóloga em Teatro pelo ETA e cursa o Bacharelado em Artes Cênicas ECA-USP. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8046802917836882 E-mail: carolina.watts@usp.br

Lena Giuliano, Universidade de São Paulo

Lena Giuliano cursa o Bacharelado em Artes Cênicas ECA-USP e Dramaturgia na SP Escola de Teatro. Foi bolsista na Université Sorbonne Nouvelle e integrou o One to One Arte Project Croácia-EU. É libretista do Atelier de Composição Lírica do Teatro São Pedro. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9834533005644129 E-mail: lena19@usp.br

 

Julia Molino, Universidade de São Paulo

Julia Molino é atriz, produtora e iluminadora. Cursa o último ano do Bacharelado em Artes Cênicas ECA-USP, foi bolsista na área de produção cultural no TUSP e assistente de produção do Coletivo Comum. É professora de teatro na escola internacional EMECE. E-mail: julia.molino@usp.br

 

Downloads

Publicado

04-07-2025

Como Citar

Schmidt Viganó, S., Watts, C., Giuliano, L., & Molino, J. (2025). Ação cultural e estágio supervisionado:: a formação do artista para a docência e a vida pública. O Mosaico, 20(01), 1–28. https://doi.org/10.33871/21750769.2025.20.01.10440

Edição

Seção

Dossiê Estágios Supervisionados em Artes: práticas, adversidades e formação docente