Segurança escolar e educação preventiva:

uma perspectiva antirracista e antiLGBTfóbica no estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Teatro

Autores

  • Heitor Luis Manfron UNESPAR

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2025.20.01.10425

Palavras-chave:

educação preventiva, Estágio obrigatório;, Segurança escolar

Resumo

Este artigo aborda, a partir de uma experiência vivenciada em sala de aula durante o estágio supervisionado obrigatório do curso de Licenciatura em Teatro, as reflexões geradas sobre racismo e LGBTfobia, com foco na segurança escolar e na educação preventiva em escolas públicas. O trabalho é organizado em duas partes: na primeira, apresento um estudo de caso, e na segunda, contextualizo os debates que emergiram, refletindo sobre o papel dos professores na mediação de uma luta antirracista e antiLGBTfóbica. Além disso, discuto como as instituições educacionais podem ser cobradas quanto ao cumprimento de suas responsabilidades nesse processo, para que o contexto escolar seja efetivo de aprendizagem e bem-estar.

Palavras-chave: Educação preventiva; Estágio obrigatório; Segurança escolar.

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Biografia do Autor

Heitor Luis Manfron, UNESPAR

Licenciado em Teatro (2024), pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) e professor da disciplina de Arte pelo Estado do Paraná (SEED-PR). E-mail: heitor.l.manfron@gmail.com   Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3410169085270419 Orcid: https://orcid.org/0009-0009-2866-5622  

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Publicado

04-07-2025

Como Citar

Luis Manfron, H. (2025). Segurança escolar e educação preventiva: : uma perspectiva antirracista e antiLGBTfóbica no estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Teatro. O Mosaico, 20(01), 1–15. https://doi.org/10.33871/21750769.2025.20.01.10425

Edição

Seção

Dossiê Estágios Supervisionados em Artes: práticas, adversidades e formação docente